Pesquisador colaborador da ONU destaca a importância do Amapá na preservação da Amazônia
Niro Higuchi é representante da Amazônia no Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, das Nações Unidas. Ele palestrou nesta quarta, 30, em Macapá.
O trabalho de Niro contribuiu nos relatórios sobre mudanças climáticas da ONU, conquistando o Nobel da Paz em 2007.
Niro Higuchi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), destacou nesta quarta, 30, o papel da Amazônia no atual cenário de mudanças climáticas na Terra. O evento ocorreu na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa.
A palestra “Amazônia Brasileira: vilã ou vítima da mudança climática global da Idade Contemporânea?”, apresentou dados do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (Ipcc), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o cientista, o Amapá exerce um papel de destaque na região devido seu alto índice de preservação de florestas nativas, e pode se tornar vanguarda na defesa do meio ambiente.“O Amapá é um estado muito preservado e tem tudo a ver com esse discurso sobre a necessidade de proteger a Floresta Amazônica”, destacou Niro.
O pesquisador citou ainda, em sua palestra, que as árvores são uma espécie de “máquinas” que usam muita energia solar para realizar o processo de fotossíntese, que é a captura da energia do Sol e sua transformação em energia química. Esse trabalho natural influencia o clima não só da região amazônica, mas em escala global.Niro também explicou a existência dos dois tipos de mudanças climáticas: uma ocasionada pela ação humana, a partir da Revolução Industrial; e a outra, pelas atividades geológicas, que ocorre desde a formação do planeta.
Quem aproveitou a palestra para adquirir conhecimentos e tirar dúvidas foi a acadêmica de engenharia florestal da Ueap, Vitória Coelho.
“Ele trata o assunto de maneira clara, mostrando toda a importância dele para o nosso meio acadêmico, profissional, social e ambiental”, disse a estudante.
O evento foi mais uma realização do projeto “Inovação em Foco”, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), que leva temas de interesse científico para serem discutidos no ambiente acadêmico, promovendo a popularização da ciência.
“A palestra está em um programa que tem o objetivo de debater temas importantes que discutam as potencialidades e vocações do Amapá, que tenham aderência à ciência, tecnologia e inovação. Foi muito bom contar com a participação de um pesquisador de renome internacional como o professor Niro”, destacou Rafael Pontes, secretário da Ciência e Tecnologia.
O trabalho de Niro contribuiu nos relatórios sobre mudanças climáticas da ONU. O Painel de Mudanças Climáticas da Organização conquistou o Nobel da Paz em 2007. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!