Heróis anônimos: doadores de sangue têm festa e homenagens no Hemoap
Com bolo e música ao vivo a festa comemorou o Dia Nacional do Doador de Sangue e homenageou os voluntários.
Festa com bolo e música ao vivo aconteceu nesta segunda, 25
Uma grande festa foi organizada nesta segunda-feira, 25, no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), para receber os heróis anônimos que salvam vidas através da doação de sangue.
Bolo, música ao vivo e homenagens comemoraram o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro. Os voluntários mais ativos dos últimos 5 anos foram premiados, em reconhecimento à atuação como doador ou doadora.
Entre as premiadas, a técnica em nutrição Josiane Mira, 41 anos. Ela é doadora há 15 anos, e afirma que o ato de ajudar outras pessoas é o que a motiva continuar atuando voluntariamente por tantos anos.
“Eu vi que poderia ser útil para as pessoas que precisam de sangue, e, mesmo quando não posso doar, tento ajudar e divulgo para achar doadores do tipo de sangue que estão precisando. Dos meus três filhos, apenas a mais nova, de 14 anos, ainda não é doadora, mas, eu já converso e incentivo. A doação de sangue não dói nada e ajuda várias pessoas”, reforçou. Josiane aproveitou a festa para fazer mais uma doação de sangue.
O Hemoap é responsável pela captação e distribuição de bolsas de sangue para todos os hospitais das redes pública e privada do Amapá. Além disso, é referência no atendimento de pessoas que possuem doenças hematológicas, como anemia falciforme e hemofilia. A unidade também cadastra voluntários no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).Além da música e das homenagens, a programação no centro contou com sessões de limpeza de pele, SPA dos pés e mãos e exame de bioimpedância.
A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, disse que a campanha visa sensibilizar e incentivar a população a continuar doando sangue. Em 2019, o centro cadastrou mais de 16 mil voluntários.“O intuito é agradecer, dizer muito obrigada aos doadores por estarem sempre presentes quando nós precisamos. A doação de sangue é altruísta e insubstituível, é muito importante que o hemocentro incentive esse comportamento”, agradeceu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!