Governo obtém concessão de área do Exército para obras da ponte da Lagoa dos Índios
Com a concessão da área de aproximadamente 1.450 metros quadrados, o Estado dará continuidade às obras e iniciará uma nova etapa do projeto.
Representantes do Estado e do Exército visitaram as obras da ponte sobre a Lagoa dos Índios
Na tarde desta quinta-feira, 5, o Governo do Amapá obteve a concessão da área de aproximadamente 1.450 metros quadrados do Exército Brasileiro para iniciar uma nova etapa das obras de duplicação da Rodovia Duca Serra. A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) iniciará, na sexta-feira, 6, o aterramento da área da cabeceira da ponte da Lagoa dos Índios.
Após a conclusão dessa etapa haverá a montagem da ponte. A estrutura é feita em concreto armado protendido (revestido com cabo de aço), com 50 metros de comprimento e 26 metros de extensão. Conforme o projeto, após a conclusão da primeira etapa da ponte o fluxo do trânsito será desviado e o bueiro que existe, atualmente, será demolido para dar início à segunda etapa da ponte, que permitirá a passagem do ecossistema de um lado ao outro da lagoa.
O secretário de Estado dos Transportes, Benedito Conceição, explica como será o processo das obras a partir da concessão da área.“Já vamos trabalhar na cabeceira da ponte a todo vapor para que possamos iniciar a montagem da estrutura. Temos 18 vigas de concreto protendido, com 16 metros de comprimento e 22 toneladas cada, que serão transportadas por um guindaste para preencher os vãos e estruturar a base da ponte”, informou.
O Termo de Permissão de Uso entre o Governo do Amapá e o Exército foi firmado com contrapartidas para construção de obras estruturantes na área militar. Para o coronel Gelson de Sousa, comandante do 34º BIS, a concessão da área permite o avanço das obras.
“Permitimos o uso da área para que as obras avancem na construção da ponte, pois a estrutura da atual passagem sobre a lagoa precisa dessa manutenção. Estamos discutindo as obras de contrapartida e estamos na fase de desenvolvimento dos projetos”, frisou.
No ato da assinatura do termo estavam presentes o chefe de Gabinete Civil, Marcelo Roza, o secretário de Transportes, Benedito Conceição, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Alcir Matos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!