Comunidade do Macapaba comemora vagas na Escola Antônio Munhoz
Sorteio de 50 vagas para o 6ª ano do ensino fundamental na escola Antônio Munhoz, do Macapaba, aconteceu neste sábado, 1º.
Jussara Cristiane Cordeiro e o filho João de Deus Cordeiro, de 11 anos.
Vibração e alegria tomaram conta da dona de casa Jussara Cristiane Cordeiro quando ouviu o nome do filho, João de Deus Cordeiro, 11 anos, no sorteio de vagas na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes. O evento ocorreu neste sábado, 1º.
Mãe e filho são moradores do conjunto habitacional Macabapa, onde também fica a instituição de ensino. Antes, João estudava numa escola no bairro Jesus de Nazaré, zona central de Macapá, mas ficava difícil para a família que vive longe, na zona norte.
“É melhor porque agora não tem custo com transporte, a escola que fica próximo da nossa casa. Dá pra gente acompanhar de perto a educação dos nossos filhos”, disse Jussara.
O sorteio presencial ofertou 50 vagas para 6º ano do ensino fundamental. Para facilitar o acesso entre comunidade e escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) destinou 70% do total para os moradores do conjunto e 30% para outras localidades.
Outra beneficiada do conjunto que comemorou a conquista da vaga foi Lucicleide Coutinho. A moradora ficou emocionada ao saber que a filha Natália, 11 anos, também foi chamada.
“Antigamente tinha mais concorrência. A maioria dos estudantes será do Macapaba. Dessa forma é mais justo. É só ter esperança. Graças a Deus, minha filha foi a terceira a ser sorteada”, disse.
Escola piloto
Este ano, a escola Antônio Munhoz será piloto no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa.
O método baseia-se no conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. Policiais e bombeiros poderão atuar no trabalho.
Participação da comunidade
Também localizada no Macapaba, a Escola Estadual Marly Maria e Souza da Silva oferta o ensino fundamental (1º ao 4º ano). Então, todos os 160 alunos dessa instituição aprovados para o 6º ano foram remanejados para a E. E. Antonio Munhoz.
Esse processo foi outro pedido dos próprios moradores do conjunto. De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller, o objetivo é aproximar as famílias das escolas.
“A comunidade do Macapaba pedia um processo diferenciado nessas escolas porque muitas pessoas do próprio conjunto não conseguiam vagas. Então essa foi uma forma que, junto ao Ministério Público, conseguimos resolver essa situação”, explicou.
Matrícula
Os responsáveis dos estudantes sorteados devem efetivar a matrícula na escola no período de 5 a 7 de fevereiro e entregar toda a documentação solicitada no edital da chamada pública.
Documentação para a matrícula
- Certidão de Nascimento
- RG e CPF do estudante e do responsável
- Documentos comprobatórios de escolaridade
- Comprovante de residência
- Foto 3x 4 para novos estudantes
- Classificador com elástico
Quem não conseguiu a vaga
Os responsáveis dos candidatos não contemplados na E. E. Antônio Munhoz deverão acessar o site wwww.escolapublica.ap.gov.br, a partir das 14h do dia 3 de fevereiro para pleitear vagas nas outras unidades escolares.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!