Estado inicia translado de corpos de vítimas do naufrágio no sul do Amapá
Corpos estão em Gurupá (PA) e serão levados para a sede da Polícia Técnico-Científica (Politec), em Macapá.
Imagem do local das buscas feita da aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA) empregado pelo Governo do Amapá na procura a desaparecidos
Na manhã desta segunda-feira, 2, o Comitê de Gerenciamento Crises do Governo do Estado do Amapá - que está reunido desde as primeiras horas após a tragédia - organizou uma operação para o translado, a necrópsia e a liberação dos corpos das vítimas do naufrágio da embarcação Anna Karolinne III, ocorrido na madrugada de sábado, 29, na região Sul do estado, próximo à foz do Rio Jari.
A operação contará com o apoio de um helicóptero de grande porte, disponibilizado pelo 4º Distrito Naval da Marinha, após solicitação do governador Waldez Góes ao vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4° Distrito Naval da Marinha – sediado em Belém (PA). A aeronave fará o translado dos corpos que estão em Gurupá (PA), para Macapá (AP), onde passarão pelo processo de identificação e necropsia, na sede da Polícia Técnico-Científica (Politec), ainda na tarde desta segunda-feira.
“A Politec está aguardando para fazer o processo de liberação o mais rápido possível para que as famílias possam velar os corpos dos entes”, explicou o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, coronel Janary Picanço.
O Comitê composto por órgãos estaduais e municipais também está atuando na assistência às famílias das vítimas com apoio de psicólogos, assistentes sociais, informações e acolhimento.
Quatro aeronaves e duas embarcações continuam atuando nas buscas por vítimas do sinistro.
Onde as famílias devem ir?
Para informações ou relatos de desaparecidos, as famílias devem procurar o Centro de Apoio e Acolhimento, montado no Quartel do Corpo de Bombeiros, no município de Santana, cidade de onde a embarcação partiu antes do acidente, a 17 km de Macapá.
No local, tem registro de pessoas resgatadas com vida, desaparecidas e vítimas fatais do naufrágio. Além do apoio de profissionais.
Boletim
Até o momento, as informações da Defesa Civil Estadual em relação às vítimas da tragédia são:
46 sobreviventes;
13 corpos encontrados;
28 desaparecidos informados por familiares no Centro de Informações e Acolhimento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!