Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Farmácia ambulatorial do Hcal passa por melhorias e reabrirá como Farmex

A mudança faz parte do processo de reorganização e qualificação da assistência farmacêutica especializada do Estado.

Por Redação
04/03/2020 17h00

A Farmex tem a função de disponibilizar medicamentos do componente especializado.

A farmácia ambulatorial do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) terá manutenção predial e elétrica, além da substituição de mobiliários. A nova estrutura busca ofertar melhor atendimento aos pacientes. Após a finalização dos serviços o local passará a funcionar como Farmex – Farmácia de Medicamentos Excepcionais.

O novo espaço contará com ambiente mais amplo e de maior comodidade para o acolhimento aos usuários. Além disso, terá um consultório farmacêutico para o profissional atender o paciente e fazer uma avaliação do conjunto de remédios, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação e solucionar dúvidas que possam surgir.

A Farmex tem a função de disponibilizar medicamentos do componente especializado, cumprindo critérios do Ministério da Saúde para cada tipo de doença, cuja responsabilidade do fornecimento é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), conforme estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), do Ministério da Saúde.

Para ter acesso o usuário apresenta a documentação e os exames específicos para cada situação, após o cadastro é possível fazer a retirada mensal. A renovação do cadastro acontece a cada 90 dias.

Atualmente a Farmex está localizada no hall de entrada do Hcal e atende a pacientes que necessitam de remédios especializados para o tratamento de doenças como trombose, lúpus, artrite, câncer, asma, epilepsia, dentre outras.

Saiba onde retirar os medicamentos

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), estabelecida pelo Ministério da Saúde, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para atender as necessidades de saúde da população brasileira.

Os medicamentos são distribuídos gratuitamente em farmácias das unidades básicas de saúde, farmácias de serviços especializados do Estado ou são exclusivos para o uso hospitalar.

Medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica devem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada municípios, inclusive, alguns da linha de tratamento da saúde mental, prescritos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Veja quais são os medicamentos do componente especializados são de responsabilidade do Estado. Lista aqui.

Saúde Mental

- Saiba quais são os medicamentos de tratamento da saúde mental que devem ser retirados na Farmex ou no CAPS: acesse aqui.

- Saiba quais são os medicamentos de tratamento da saúde mental que devem ser retirados nas UBSs: acesse aqui.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!