Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá recebe 75 mil unidades de EPIs para enfrentamento a Covid-19

Material é doação da Associação Beneficente Síria e do Hospital do Coração.

Por Redação
25/04/2020 15h05

São quase duas toneladas de itens que vão proteger os profissionais da linha de frente da Saúde.

O Governo do Estado recebeu 75 mil unidades de equipamentos de proteção individual, além de 54 Trackcare, que é um sistema fechado de aspiração, espécie de sonda, e 54 filtros Hepa, tecnologia que purifica ao ar.

São aproximadamente duas toneladas de EPIs que foram doados pela Associação Beneficente Síria e pelo Hospital do Coração (HCor) para reforçar o enfrentamento a Covid-19 no Amapá. São:

  • 15 mil toucas descartáveis
  • 15 mil luvas descartáveis
  • 15 mil máscaras descartáveis
  • 15 mil aventais descartáveis
  • 15 mil sapatilhas propés descartáveis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta dificuldades de aquisição dos materiais, incluindo a Trackcare e filtros Hepa, devido à falta no mercado local e em também em todo o Brasil. A doação chegou no estado na quinta-feira, 23.

Os itens são essenciais de proteção viral e bacteriológico para os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes em ventilação mecânica e que tem o diagnóstico de Covid-19.

Essa doação é fruto de articulação por parte de profissionais da Sesa. O Hcal faz parte de um projeto chamado QualiSUS, há um ano, onde é feita uma consultoria disponibilizada pelo Hospital do Coração.

“Nós falamos das dificuldades de aquisição de EPIs por conta da pandemia, e o Hcor muito sensível, nos doou esse material que vai ajudar na ampliação da a assistência do estado”, comentou o diretor do Hacal, Juan Mendes.

A Sesa abaste os hospitais com EPIs para garantir a segurança dos servidores que trabalham no enfrentamento da Covid-19 e recomenda o uso racional para assegurar o acesso a todos os profissionais.

“A doação vai nos ajudar a garantir que os profissionais que estão na linha de frente no atendimento ao paciente com Covid-19 trabalhem seguros, apesar da escassez no mercado”, ponderou o titular da Sesa, João Bittencourt.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!