Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Covid-19: Waldez vistoria equipamentos que reforçarão atendimento de pacientes em quatro municípios

São 75 mil EPIs, respiradores, leitos hospitalares, trackare e filtros Hepa. Itens serão encaminhados para Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.

Por Redação
26/04/2020 16h19

Reforço na assistência em saúde é para os municípios com casos confirmados da doença.

O governador Waldez Góes, visitou neste domingo, 26, o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), onde estão os equipamentos que serão encaminhados aos centros de atendimento a Covid-19 em quatro municípios.

São 75 mil equipamentos de proteção individual, novos respiradores e leitos hospitalares. No local também constam 54 trackare, um sistema fechado de aspiração, e 54 filtros Hepa, que purificam o ar.

Os materiais foram doados pela associação Beneficente Síria e pelo Hospital do Coração (HCor), do Governo Federal, com articulação da Bancada Federal liderada pelo senador Davi Alcolumbre e do Governo do Amapá.

O Amapá dispõe agora de 84 respiradores. Desses, dez disponibilizados pelo Governo Federal serão montados no Centro de Atendimento Clínico Covid-19, na zona norte de Macapá. O restante, aquisição Estado e doações, será distribuído entre em unidades de saúde, em Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. 

No Jari, o centro que atenderá pacientes com a doença contará com 14 leitos e quatro unidades de cuidado intensivo. Já o hospital de campanha de Santana contará com 18 leitos e cinco UTIs.

“Estamos abastecendo toda a rede para o atendimento à população neste momento de pandemia. Isso está sendo possível graças a união de esforços, que tem feito a diferença”, destacou Góes.

O governador também ressaltou o apoio do governador do Pará, Helder Barbalho, no envio de um avião para transportar equipamentos para Laranjal do Jari, que são frágeis e não poderiam ser transportados via terrestre.

Ainda será Waldez Góes, o reforço na Saúde no sul do estado é fundamental, sendo que Jari possui casos confirmados da doença e as unidades de atendimento também recebe paraenses que vivem na divisa entre os estados.

Também participaram da vistoria: o secretário de Estado da Saúde, João Bitencourt; deputada federal Leda Sadala; suplente do senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre/ promotor Anderson Batista Souza, do Ministério Público do Amapá; procurador Pablo Beltrand, do Ministério Público Federal; os deputados estaduais Max da AABB e Paulinho Ramos; e Eduardo Monteiro, presidente do Conselho Regional de Medicina do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!