Seafro realiza primeira edição das Olimpíadas Quilombolas no Amapá
A olimpíada busca integrar as comunidades afrodescendentes com atividades de esporte e lazer
A competição será divididas em diversas modalidades como cabo de guerra, futebol de campo, canoagem, ciclismo, resistência em baixo da água, corrida de cavalo e mais esportes que fazem parte da cultura das comunidades afrodescendentes.
A titular da Seafro, Núbia Cristina, destacou sobre a importância do evento para as comunidades quilombolas. Segundo ela, pelo menos 55 comunidades de dez municípios deverão participar das olimpíadas. “A intenção é fortalecer a política de integração. Temos como objetivo valorizar o seguimento dentro do nosso Estado. Vamos desenvolver pela primeira vez um evento desse nível e a intenção é que futuramente faça parte do calendário oficial da cultura”, destacou.
Para realização do evento, a Seafro firmou parcerias com a Associação Cultural e Desportiva Vem Brincar Capoeira e outras pastas do governo como a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Secretaria de Estado da Educação (Seed), e Inclusão e Mobilização Social (SIMS).
As comunidades vão disputar troféus e medalhas e, a que garantir o maior número de premiações dentro das categorias da olimpíadas, vai receber a quantia de R$ 5 mil. Uma das atrações será o concurso de Musa e Mister da Olímpiada Quilombola. A premiação para esse concurso é de uma moto modelo Honda Biz.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!