Governo do Amapá realiza testes de covid-19 em mais de 200 indígenas em Macapá
Cerca de 25 locais que recebem os índios na capital foram visitados pelas equipes de saúde.
Na manhã desta terça, 16, mais uma ação de testagem de covid-19 foi realizada com indígenas. Desta vez, os testes estão sendo feitos em casas de apoio e residências particulares em Macapá, totalizando cerca de 25 locais e mais de 200 indíos que foram atendidos.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: Governo do Estado monitora famílias indígenas em Macapá
A equipe é formada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Núcleo Estadual de Saúde Indígena da Secretaria Estadual da Saúde (Nesi/Sesa), Secretaria Extraordinária de Saúde Indígena (Sepir) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).
"Cerca de 30% dos casos testados deram positivo. Estamos acompanhando as famílias, deixamos o protocolo terapêutico para que possamos tratar esse indígena na fase inicial da doença”, afirmou Andreia Pacheco, coordenadora do Nesi.
Foram realizados nesta terça-feira 12 testes, em três casas diferentes. Destes, 11 deram positivo e 1 negativo. Todos os que obtiveram resultados positivos foram orientados e receberam medicamentos para o início do tratamento.
“É muito importante o acompanhamento. Nós precisamos que tenha uma continuação dessas ações na pandemia. Hoje recebemos medicamentos e vamos tratar junto com os remédios da terra”, afirmou Arawaje Apalai, indígena atendida pela ação.
Atenção aos indígenas
O Governo do Amapá vem atuando na prevenção e combate à covid-19 entre os povos indígenas.
LEIA TAMBÉM: Covid 19: Governo vai enviar kits de medicamentos para aldeias indígenas de Oiapoque
Além da atuação nas casas de apoio, aldeias de Oiapoque receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool 70% e remédios, além de desinfecção. O Centro de Atendimento montado no Hospital Universitário (HU) disponibilizou 4 leitos para atendimento específico de pacientes indígenas.
LEIA TAMBÉM: Aldeia Kumarumã, em Oiapoque, recebe ação de desinfecção contra o coronavírus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!