Covid-19: ação leva medicamentos e prevenção à aldeias de Oiapoque
Foram realizados ainda atendimentos ambulatoriais e encaminhamento para unidades de saúde especializadas.
O objetivo da ação é atender mais de 10 mil índios que vivem em 57 aldeias na região de Oiapoque.
Foram realizados ainda atendimentos ambulatoriais e encaminhamento para unidades de saúde especializadas.
Desde o dia 22 de junho as aldeias do município de Oiapoque estão recebendo uma ação conjunta do Governo do Amapá e Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e do Pará (Dsei) para orientação, combate e prevenção à covid-19 nos povos indígenas.
A ação conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que foram divididos em 5 equipes para cobrir as 57 aldeias da região.
Localizada há duas horas de voadeira da sede do município de Oiapoque, a aldeia de Uahá abriga mais de 200 indígenas, que tiveram atendimentos e orientações sobre a prevenção da doença. Os casos que têm diagnóstico clínico positivo para o vírus receberam o kit do protocolo de medicações.
Houve ainda atendimento ambulatorial para a verificação de doenças crônicas; foi detectado que duas pacientes apresentavam alterações de pressão e glicemia e foram encaminhadas para atendimento especializado em Oiapoque.
O cacique da aldeia Uahá, Denilson Nunes, explicou que a principal preocupação da comunidade é com os idosos, que representam 20% da população do local.
“Recebemos mascaras e álcool em gel e temos que ter o hábito de utilizar já que a covid-19 chegou nas aldeias. Fico feliz que o Governo está dando esse apoio para os povos indígenas do Oiapoque”, disse.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) que está acompanhando a ação realizou a desinfecção da área de toda a aldeia para prevenir novos casos da doença.
Atenção aos indígenas
A ação é parte de um esforço feito pelo Estado para atender aos indígenas desde o início da pandemia. Nesse período, o Governo já garantiu remédios, desinfecção de aldeias, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testagem, além de destinar quatro leitos do Centro Covid HU exclusivamente para estes povos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!