Covid-19: Estado adota teleatendimento para pacientes já cadastrados
Profissionais entram em contato com os pacientes por ligação telefônica ou whatsapp.
Profissionais entram em contato com pacientes por ligação telefônica ou whatsapp.
Com a necessidade de isolamento social devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, foi preciso buscar estratégias para ofertar serviços na área da saúde. Diante deste cenário o Centro de Referência em Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis) adotou o teleatendimento para dar continuidade à assistência prestada aos pacientes já cadastrados.
Cada profissional recebeu dez prontuários para desenvolver atividades em cinco sessões, posteriormente haverá um rodízio para que o protocolo das práticas ofertadas pelo centro seja realizado por todos os pacientes. O foco das orientações está em fortalecer a imunidade e equilibrar a mente e o corpo dos usuários, que na maioria são idosos.
"As doenças emocionais estão tomando proporções elevadíssimas. A ansiedade, a depressão, o medo. Isso tudo gera dores, emocionais e físicas. Entendemos que com a pandemia há necessidade de um trabalho especial para orientar nossos pacientes em casa pois os problemas emocionais diminuem a nossa imunidade", ponderou Eziwaldo Monteiro, diretor do Cerpis.
O atendimento acontece por telefone e/ou whatsApp, com orientação e supervisão profissional, além de apresentação de vídeos demonstrativos de como realizar as atividades em casa durante este período de isolamento. Os exercícios são repassados de acordo com a necessidade de cada paciente e a disponibilidade deles em realizar.
Além dos usuários já cadastrados, o Cerpis promove o teleatendimento entre os servidores que já foram acometidos pela covid-19. Um grupo de fisioterapeuta, massoterapeuta e psicólogos faz o acompanhamento com sessões específicas para a recuperação pós doença.
"Percebemos que quase todos apresentaram problemas respiratórios e então repassamos exercícios para o fortalecimento pulmonar", explicou a fisioterapeuta Rosiclair Farias, que faz o teleatendimento para servidores.
A massoterapeuta do Cerpis, Maria Helena de Souza, de 74 anos é uma das servidoras atendidas. "Me senti muito acolhida pela equipe e em poucos dias já estava praticamente sem dores. Agora estou muito bem de saúde, cuidando da minha casa, feliz da minha vida. E durante o período da doença, também me tratei com chás das técnicas naturais para ajudar no tratamento", destacou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!