Hemoap convoca população para regularizar estoque de sangue
Instituto aponta queda de 56,25% nas doações no mês de julho. Com a convocação, a ideia é garantir o atendimentos às demandas de hospitais públicos e privados.
A prioridade do instituto é manter tipos sanguíneos raros, como o O-, mais utilizado nas emergências de saúde por se tratar do doador universal.
O mês de julho iniciou com uma queda expressiva de 56,25% nas doações de sangue. Para garantir a regularidade no estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca a população que atende aos critérios para ser um voluntário a comparecer na unidade e realizar a doação de sangue.
Desde abril – quando já havia iniciado a pandemia de covid-19 - o Hemoap não registrava uma redução tão expressiva no número de doadores. No mês de junho, a média chegou a 80 candidatos por dia, contudo, no início de julho esse número caiu para 34 por dia.
O sangue doado atende as demandas trasnfusionais dos hospitais públicos e privados do Amapá. Uma única bolsa é capaz de salvar até quatro vidas. Pois no processo de fracionamento do sangue é possível extrair o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.
A preocupação do instituto, em especial, é manter os tipos sanguíneos raros, como O-, mais utilizado nas emergências de saúde por se tratar do doador universal. Além de todos os sangues negativos, que são considerados raros, pois estão menos presentes na população, explicou a diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins.
"A nossa demanda não diminuiu, pelo contrário, precisamos garantir os componentes sanguíneos para atender a demandas de emergência, pacientes com anemia falciforme, hemofílicos e, agora, a uma parcela de pacientes acometidos pela covid-19", completou Ruimarisa.
Dados do Hemoap também apontam que o tipo sanguíneo mais requisitado ultimamente, tem sido é o B+. Além de fazer esse chamado para novos voluntários, as equipes da unidade estão acionando por telefone os doadores cadastrados desta tipagem sanguínea e dos sangues raros.
O instituto tomou medidas de prevenção à covid-19, uma delas é o agendamento online 24h por meio do endereço https://hemoap2.reservio.com/, o que evita aglomerações. Além disso, a triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção e ,ainda, há o reforço da higienização de portas, maçanetas e corrimões para evitar contaminação.
LEIA MAIS: Hemoap oferece agendamento online durante 24h para facilitar doação de sangue.
Critérios para doar sangue
Para doar, a pessoa deve ser saudável, ter mais de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis. Já os maiores de 70 anos só se forem doadores assíduos.
O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, o voluntário passa pela triagem clínica, é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar se o doador está apto ou não.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!