Governo amplia número de leitos pediátricos no Centro Covid HU
Unidade passa a ter 20 leitos, sendo 16 destinados ao tratamento clínico e 4 à Terapia Intensiva (UTI).
Leitos clínicos da Unidade Pediátrica garantem o atendimento de crianças e adolescentes que desenvolvem complicações ocasionada pela covid-19.
Com o aumento do número de crianças internadas com covid-19, o Governo do Amapá aumenta o número de leitos no Centro Covid HU, totalizando 20 unidades, sendo 16 destinados ao tratamento clínico e quatro de Terapia Intensivo (UTI).
Embora os dados referente a covid-19 apontem uma desaceleração da doença no Amapá, a ampliação com cinco novos leitos foi necessária. Conforme o monitoramento da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a taxa de ocupação de leitos pediátrico chegou a 90% no período de 14 a 20 de julho. A abertura de leitos no Centro Covid HU, acontece de forma gradual, de acordo com a necessidade de atendimento.
"O processo de ampliação se deu baseado na nossa demanda de atendimento. Quando vimos que estava crescendo, imediatamente demos a resposta com o aumento destes leitos. Isso nos possibilita garantir a oferta de mais leitos se houver a necessidade e a diminuir a nossa taxa de ocupação", destacou secretário de Saúde, Juan Mendes.
Unidade Pediátrica
A unidade pediátrica garante o atendimento de crianças e adolescentes que desenvolvem complicações ocasionada pela covid-19.
Inicialmente implantada no Centro Covid 2, na zona norte da capital, a unidade contava com oito leitos. Ao ser transferida para o Centro Covid HU o número de leitos subiu para 15.
Com a nova ampliação, o número de leitos passou para 20, o que representa um aumento de 150% no quantitativo de leitos pediátricos desde o início das atividades no Covid 2.
Centro Covid HU
O Centro Covid HU é o quinto espaço montado pelo Governo do Amapá para atendimento exclusivo de pessoas com o novo coronavírus e é resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Amapá, que contou com a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A unidade é referência no atendimento a pacientes pediátricos e indígenas que desenvolvem complicações da covid-19.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!