Profissionais da saúde fazem treinamento em testes rápidos
O objetivo é fazer com que os profissionais sejam capazes de executar o teste de forma eficaz.
O objetivo é fazer com que os profissionais sejam capazes de executar o teste de forma eficaz. O treinamento é oferecido todos os anos, e está na sua terceira edição. O teste é voltado para detectar as doenças virais como Aids, Hepatites B e C e Sífilis. É rápido e demora, em média, 15 minutos para ficar pronto. “O que a gente percebe é que os usuários estão indo até as unidades básicas e não estão conseguindo realizar o teste. Esse tipo de procedimento não necessita da estrutura de um laboratório. Em qualquer lugar um profissional de saúde pode fazer. O treinamento é justamente para isso, ou seja, para orientar os profissionais quanto à execução dos testes de forma eficaz”, explica o coordenador do treinamento, Alex Johnny.
O treinamento teve no primeiro dia a participação de técnicos dos municípios de Mazagão, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Calçoene. De acordo com o Ministério da Saúde, os testes laboratoriais convencionais são operacionalmente mais complexos, requerem profissionais especializados em laboratório e infraestrutura apropriados. Além disso, o prazo para entrega dos resultados desses testes pode ser longo, levando o indivíduo a se desinteressar pelo teste.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!