Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Reforço no fluxo processual do TFD é discutido para garantir mais agilidade no atendimento

Profissionais do serviço social, da direção dos hospitais da rede estadual de saúde e regulação participam de roda de conversa para alinhamento.

Por Redação
19/08/2020 17h44

Roda de conversa com os profissionais do serviço social e da direção dos hospitais da rede estadual.

Como parte da estratégia de fortalecimento do Programa de Tratamento Fora Domicilio (TFD), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira, 19, uma roda de conversa com os profissionais do serviço social e da direção dos hospitais da rede estadual de saúde. O intuito é reforçar as normativas que regem o programa para alinhamento e implementação do fluxo processual.

A subgerente do TFD, Elizangela Nascimento, explicou que o serviço social de cada unidade é o responsável pelo acolhimento dos pacientes com encaminhamento médico para o programa. Cabendo ainda passar orientações sobre as normas e fluxos que regem, bem como os direitos e deveres para que o usuário tenha conhecimento do programa e possa acompanhar seu processo.

"O que estamos buscando é dar mais qualidade na oferta deste serviço. Estamos esclarecendo aos profissionais que estas orientações são primordiais para que o paciente seja assistido de uma forma integral, e sobretudo para que ele se enxergue no processo. Por isso é tão importante que se apropriem dessas informações e de todo o fluxo processual", reforçou Elizangela.

Além disso, a subgerente disse que está sendo orientado o fortalecimento do fluxo interno de cada hospital, isso ajuda a tornar a tramitação dos processos de TFD mais célere, uma vez que todos os profissionais envolvidos sabem sobre as etapas e para onde encaminhar.

"Sem passar por setores desnecessários o tempo dessa avaliação é otimizada", finalizou Elizangela.

Devido as medidas de segurança e de prevenção contra a covid-19, os profissionais dos hospitais e unidades foram divididos por dia e a roda de conversa acontece até sexta-feira, 21. O encontro iniciou com as unidades de nefrologia de Santana e Macapá, Hospital de Clínicas Alberto Lima e da Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação. 

TFD

O Programa Tratamento Fora Domicilio (TFD) garante aos usuários a realização de consultas, exames e procedimentos em outros centros do país que ofertam o atendimento, desde que inexistentes ou esgotados todos os recursos de diagnóstico e terapia na rede estadual.

Fortalecimento

Entre os últimos avanços do TFD, houve a implantação do fluxo de serviços e do protocolo de solicitação de passagens.

A Sesa aumentou, ainda, o número de membros da Comissão Autorizadora – grupo responsável por analisar, avaliar e liberar os processos dos pacientes do TFD. A equipe também recebeu capacitação sobre fluxos e execução dos serviços e foi transferida para o prédio da Sesa, medidas adotadas para garantir mais agilidade aos procedimentos.

De março a junho deste ano, a Sesa recebeu 1.900 solicitações de serviços por email. Dessas, 1.873 foram atendidas. Ao todo, 755 processos de viagens analisados, sendo 657 deferidos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!