Sesa apresenta proposta para participar de projetos de qualificação do atendimento ao paciente
Projetos buscam melhorar investimento de recursos públicos e aperfeiçoar os processos de trabalho e administração dos hospitais.
Visitas aconteceram entre os dias 19 e 20 de agosto em São Paulo (SP).
O secretário de Saúde, Juan Mendes, deu continuidade à renovação da participação da secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no projeto Qualiti Hospitalar (Qualificação da Atenção e Gestão Hospitalar), para o triênio 2021/2023. Acordo foi firmado em São Paulo (SP), na última quarta-feira, 19, durante visita institucional ao Hospital do Coração (HCor).
O Qualiti Hospitalar faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o HCor.
O projeto busca qualificar o atendimento aos usuários, para melhorar a segurança do paciente e aperfeiçoar os processos de trabalho e administração dos hospitais.
Desde 2018 o projeto é desenvolvido no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e Hospital Estadual de Santana (HES).
Através de oficinas e visitas técnicas de consultores do HCor foi selecionado o eixo de metodologia para a medicação potencialmente perigosa, com o objetivo de minimizar índices de prescrições feitas de maneira incorreta e envolver as equipes multidisciplinares das unidades, desde os médicos que fazem a prescrição, às farmácias que fazem a despensa das mediações e às equipes de enfermagem, que realizam a administração nos pacientes.
Hospital Sírio-Libanês
Nesta quinta-feira, 20, foi a vez da visita ao Hospital Sírio Libanês, também em São Paulo, com o objetivo de garantir a elegibilidade da Sesa para participar do programa “Lean nas Emergências” em 2021.
O Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. O projeto auxilia na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos.
Mendes explicou ainda que a visita foi também para agradecer o apoio entre a Associação Beneficente Síria e o HCor vêm prestando ao Governo do Estado durante a pandemia da covid-19. Em maio foram enviados pelas instituições mais de 75 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para fortalecer o combate ao coronavírus.
“Durante toda a pandemia tivemos reuniões virtuais com essas instituições que nos auxiliavam com técnicas de atendimento aos pacientes e ajuda intelectual. Isso tem nos permitido fortalecer e qualificar a Saúde no Amapá, já que o Sírio-Libanês e o HCor são hospitais de referência nacional e internacional. A aproximação com eles também garante que estamos ofertando oportunidades de capacitação para os nossos servidores, garantindo um melhor atendimento para os amapaenses”, finalizou o secretário.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!