Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Nova ferramenta de combate a criminalidade agiliza identificação de pessoas e veículos

A Polícia Militar está com oito agentes de trânsito realizando os testes da nova ferramenta, que agiliza a identificação detalhada de mandados judiciais e de veículos.

Por Redação
26/08/2020 12h09

A nova ferramenta está em fase de testes por oito agentes de segurança pública em operações policiaisA nova ferramenta está em fase de testes por oito agentes de segurança pública em operações policiais

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou nesta quarta-feira, 26, uma nova ferramenta móvel de combate a criminalidade. O recurso, que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça, é um aplicativo de celular que servirá para agilizar a identificação de pessoas e veículos durante abordagens de rotina ou em operações de trânsito.

A Sejusp colabora com o desenvolvimento do aplicativo em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério.

De acordo com o secretário de Segurança em exercício, Cel BM José Mont'Alverne, a implantação dessa ferramenta é fundamental para as operações policiais em todo o estado.

"O aplicativo já está sendo testada por oito agentes militares, que atuam em batalhões da Polícia Militar em Macapá, e logo vamos começar a utilizar nos municípios do interior", ressaltou.

Militares da Força Tática, do Batalhão de Trânsito e de um batalhão de área da PM foram selecionados para testar a ferramenta em campo e avaliar a eficiência do app, que possui três funções.

Durante a abordagem, o aplicativo oferece o recurso de identificação do veículo através da placa e do CPF do condutor. Também há a identificação de mandados judiciais por pessoa física e a geração de boletins de ocorrência, podendo ser acessado em qualquer lugar com internet móvel.

Para Priscila Freitas, sargento do Batalhão de Trânsito (Bptran) da PM-AP, a nova ferramenta vai proporcionar mais velocidade nas identificações.

"Devido a demanda diária de ocorrências na cidade, que é alta, o tempo resposta pode demorar um pouco. Com o uso dessa ferramenta de consulta, com apenas um click, vamos ter informações detalhadas. Assim, a ferramenta vai ser de grande valia para nossas atividades", disse.

O tenente do Bptran, Tachior Furtado, é um dos agentes de segurança pública que faz os testes da ferramenta. Ele afirma que é necessário ter velocidade no procedimento de abordagem para evitar riscos.

"O uso da tecnologia ajuda muito o policial na rua, principalmente com esses aplicativos. No trânsito lidamos com todos os tipos de pessoas, não dá para distinguir quem é quem. Mas, com essa ferramenta vamos resolver esse problema e agilizar a identificação", ressaltou.

O app ainda está em fase de testes enquanto o banco de dados vem sendo alimentado com informações dos agentes de campo, que realizam o cadastro incluindo a identificação por biometria facial. O acesso será totalmente fiscalizado pela Senasp para evitar utilização indevida e vazamento de informações.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!