Médicos e enfermeiros do Hospital Alberto Lima fazem campanha de higienização das mãos
A equipe também distribuiu um frasco de álcool em gel, de forma simbólica, em todos os setores do hospital, como forma de incentivar o ato de higienização.
Segundo a Dra Aiannia Cavalcante, coordenadora da CCIH do hospital, no ambiente hospitalar as mãos não são higienizadas da mesma forma que se faz em casa. “Utilizando álcool em gel, o profissional deve aplicar o produto na palma da mão e esfregar. Em seguida, fazer o procedimento na parte dorsal, passando entre os dedos e depois nos punhos. Se for com água e sabão, o processo deve ser o mesmo”, explicou.
A equipe também distribuiu um frasco de álcool em gel, de forma simbólica, em todos os setores do hospital, como forma de incentivar o ato de higienização. Para Benedito Baia, que trabalha no laboratório do hospital, o ato é extremamente importante. “Atendemos pacientes com todo tipo de quadro e, muitas vezes, a correria no hospital acaba fazendo com que a gente não dê a devida importância para higienizar as mãos”, ressaltou.
A cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde. “O principal veículo de transmissão de infecção hospitalar são as mãos dos profissionais de saúde. Então, é uma missão de todo o hospital e da comissão, incentivar a higienização correta para que os pacientes, ao serem internados, não tenham infecção hospitalar”, ressaltou Aiannia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!