Amapá Jovem: Vacinação imunizará jovens do programa contra o sarampo
O objetivo é evitar o risco de infecção e possível surto da doença, pois o sarampo é uma doença infecciosa grave, e a única forma de prevenir é a vacinação.
Os jovens também poderão levar parentes para vacinar
Com a retomada gradual das atividades presenciais do Programa Amapá Jovem, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), realizará uma ação de vacinação para beneficiários do programa. A ação inicia nesta terça-feira, 6, a partir das 8h, e encerra na sexta-feira, 9. Para evitar aglomerações, cada dia um grupo de polos será atendido na sede da Sejuv.
O objetivo é evitar o risco de infecção e possível surto da doença, pois o sarampo é uma doença infecciosa grave que é transmitida quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, e a única forma de prevenir é a vacinação.
Serão disponibilizadas três mil doses de vacina contra o sarampo e outras doenças. Podem se vacinar os jovens que ainda não tomaram a vacina ou não lembram se tomaram. Para vacinar é preciso apresentar RG, cartão de vacinação e carteira do Sistema Único de Saúde – SUS.
O secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, explica que identificaram que muitos jovens não procuraram o posto de saúde para se imunizar, não possuem o cartão de vacina comprovando que tomaram a vacina ou não lembram se tomaram.
“Não podemos colocar a saúde desses jovens em risco, esta ação é uma forma sensibilizá-los sobre a importância de manter as vacinas em dia e de evitar o risco de infecção pelo sarampo, que é uma doença grave e que está atingindo muitos jovens”, disse o gestor.
De acordo com dados da SVS, no Amapá a atual etapa de vacinação, está com o alcance de apenas 24,06% do público pretendido, que é de 95% de pessoas imunizadas. Para a chefe de imunibiológicos da SVS, Andrea Marvão, a vacinação é de extrema importância para que se possa conter o número de casos, sobretudo nos jovens.
“O Sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal. Nosso índice de cobertura vacinal ainda está muito baixo e por isso a necessidade de se fazer uma campanha de vacinação para que a gente evite o aumento de casos dessa doença. O sarampo era considerado erradicado, sobretudo nos jovens de 20 a 29 anos, que são a maioria dos casos atualmente”, disse Andrea.
Também serão disponibilizadas vacinas contra outras doenças. Os bolsistas também poderão levar familiares para vacinarem.
Veja o dia e local de vacinação de cada polo:
Terça-feira, 6 de outubro
Local: Sejuv (Projeto Minha Gente) - Av. Glicério Souza Figueiredo, Jardim Felicidade.
Projeto Minha Gente
Lima Neto
Esther Virgolino
Antônio Munhoz
Maria Cavalcante
Quarta-feira, 7 de outubro
Local: Escola Estadual Deuzuite Cavalcante - Av. Vereador José Tupinambá, 556 - Perpétuo Socorro.
Maria Ivone
Risalva Freitas
Deusolina Salles
Mario Andreazza
Deuzuite Cavalcante
Quinta-feira, 8 de outubro
Local: Praça Veiga Cabral, Centro.
Maria Vasconcelos
Reinaldo Damasceno
Irineu
Cecília Pinto
Antônio Castro
Jacinta Carvalho
Sexta-feira, 9 de outubro
Local: Praça Veiga Cabral , Centro
Nanci Nina
Zolito Nunes
Coelho Neto
Predicanda Lopes
Nilton Balieiro
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!