Anemia Falciforme: Hemoap presta atendimento a 120 pacientes com a doença
Nesta terça-feira, 27, é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com a Doença Falciforme. O Hemoap é referência no tratamento da doença no Amapá.
O Hemoap é referência em tratamento da anemia falciforme
O Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com a Doença Falciforme é celebrado nesta terça-feira, 27, e surgiu para incentivar as pesquisas e o desenvolvimento de campanhas educativas. A doença é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue que os tornam parecidos com uma foice, por isso o nome falciforme.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) é a referência local no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com anemia falciforme. Conforme dados do Hemoap, aproximadamente 120 pessoas recebem atendimento. O Ministério da Saúde aponta que no Brasil 3.500 crianças nascem com a doença que é genética e hereditária - passa de pais para filhos.
Assistência
O atendimento e o acompanhamento de pacientes com anemia falciforme é feito no Hemoap por agendamento prévio de consulta. A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, médicos e dentistas.
Dentre os serviços são ofertados consultas, dispensa de medicamentos, exames laboratoriais e de acompanhamento, atendimento odontológico e nutricional. Além disso, realiza atendimento ambulatorial onde são realizadas as transfusões e sangria terapêutica.
Sintomas
A anemia falciforme pode se manifestar de diferentes formas e costuma acontecer após os seis meses de vida da criança. Dentre os sintomas estão:
- Crise de dor: é o mais frequente e costuma acontecer nos ossos e nas articulações, mas pode alcançar qualquer parte do corpo;
- Síndrome mão-pé: em crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nas mãos e nos pés e causam inchaço, dor e vermelhidão no local;
- Infecções: maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites.
- Úlcera (ferida) de perna: acontece a partir da adolescência, próximo aos tornozelos. Se não forem bem cuidadas, podem levar anos para a cicatrização completa. A prevenção pode acontecer com o uso de meias grossas e sapatos;
- Sequestro do sangue no baço: o órgão de filtragem do sangue acaba acumulando o sangue o que pode levar a criança a morte por falta de sangue em outros órgãos.
Atendimento/Agendamento
O Hemoap está localizado na rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa. O agendamento de consultas com médico hematologista acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, mediante a apresentação do encaminhamento médico, documento de identificação e cartão do SUS.
Com informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!