Implantação de programa vai otimizar gestão na Saúde
O PNGC reúne um conjunto de ações que visam o aperfeiçoamento e a difusão de informações relevantes aos custos.
Através de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pela primeira vez, representantes do Departamento de Economia da Saúde Investimentos e Desenvolvimento (DESID/MS) vieram ao Amapá dar as primeiras instruções para a implantação do programa.
O PNGC reúne um conjunto de ações que visam o aperfeiçoamento e a difusão de informações relevantes aos custos, utilizadas como base para otimização dos serviços, unidades, regiões e redes de atenção em saúde.
“Apresentamos aos gestores dos hospitais o que é o programa, as potencialidades de economia que ele pode oferecer, objetivos e resultados preliminares em outros estados. Construímos uma agenda de trabalho, definindo quais os hospitais que irão participar. A Secretaria irá decidir quais técnicos irão lidar com o Apurasus, que é o sistema de apuração de custos do SUS, disponibilizado junto com o programa”, explicou a coordenadora do PNGC, Maciene Silva.
As representantes do MS ficaram otimistas com o interesse da Sesa na implantação do programa. Após a escolha de quem vai operar o sistema, os técnicos do MS retornarão ao Estado para fazer o treinamento dos profissionais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!