Ação do Procon visa coibir aumentos abusivos no preço da carne bovina na Região Metropolitana
A fiscalização teve como alvo matadouros e açougues de Macapá e Santana, após denúncias de consumidores recebidas pelo Procon.
A ação aconteceu nos matadouros e açougues de Macapá e Santana.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) divulgou nesta segunda-feira, 07, o balanço de uma fiscalização realizada em matadouros e açougues de Macapá e Santana, depois de receber denúncias sobre sucessivos aumentos no preço da carne bovina nessas localidades. A ação aconteceu no período de 26 de novembro a 04 de dezembro.
A fiscalização começou pelos matadouros e finalizou nos açougues, onde os fiscais colheram informações para instauração de procedimentos administrativos. Foram fiscalizados 21 açougues, sendo 15 em Macapá e seis em Santana; e dois matadouros em Santana fiscalizados, resultando em 21 autos de notificação requerendo notas fiscais de compra e venda dos produtos; e um auto de infração por ausência de tabela de preços.
As associações de marchantes e criadores do Amapá também serão notificadas a apresentarem esclarecimentos sobre o aumento nos preços da carne comercializada com os açougues.
“O objetivo da fiscalização é averiguar os sucessivos aumentos nos valores da carne no Estado do Amapá, assim como a procedência. O Procon/AP quer garantir a qualidade e o preço justo desse produto aos consumidores amapaenses”, ressaltou a chefe da fiscalização, Lana Silva.
O prazo para apresentação dos documentos requeridos nas notificações é de dois dias úteis, em seguida serão encaminhados para a assessoria jurídica para análise.
Como denunciar
Caso o consumidor sinta-se lesado ou identifique aumento abusivo de preço pode registrar denúncias através do número 151 ou nas redes sociais do Procon/AP.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!