Estado reforça ação integrada de segurança e garante 1º turno em Macapá sem ocorrências graves
Domingo, 6, de votação foi considerado tranquilo pelas equipes de Segurança Pública. Capital foi a última cidade do país a realizar eleição.
As ações integradas de segurança contaram com a participação de cerca de 1,5 mil agentes, entre eles, cerca de 700 policiais militares.
Com reforço de instituições vinculadas ao Governo do Estado, a segurança foi garantida no domingo, 6, nos 141 locais de votação de Macapá em 1º turno para prefeitos e eleição de vereadores. Durante o dia não houve registros graves de violência.
As ações integradas de segurança contaram com a participação de cerca de 1,5 mil agentes, que incluem Polícia Militar (PM/AP), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Grupo Tático Aéreo (GTA), Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Para o comandante da PM/AP, coronel Paulo Matias, o conjunto das ações foi fundamental para uma fiscalização mais eficiente. Ele destaca que cerca de 700 policiais militares atuaram nos colégios eleitorais e nas rondas ostensivas. As operações aconteceram na zona urbana e também nos distritos rurais.
“Esse resultado positivo é fruto de um planejamento bastante antecipado em parceria com demais órgãos da Segurança Pública do Estado, município e federal. Não registramos nenhum incidente grave”, destacou o militar.
De acordo com o comandante do GTA, Ajaje Rachid, a tripulação atuou na linha de frente das ações preventiva e ostensiva em comunicação direta com os outros órgãos de controle e segurança envolvidos no planejamento.
“As operações de combate a crimes eleitorais começaram na quinta-feira, 3, e se estendenram até hoje. O GTA esteve envolvido na operação de forma direta em várias ações e em diversas partes da cidade. Encerramos as operações com saldo positivo”, disse.
As eleições para prefeito e vereadores em Macapá foram adiadas devido ao apagão, ocorrido no mês de novembro. A cidade foi a última capital do país a realizar as votações.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!