‘Paz e tranquilidade’, diz moradora do Macapaba durante inauguração da UPC
Unidade de Policiamento Comunitário foi entregue pelo governador Waldez Góes nesta quarta-feira, 23, e beneficiará mais de 25 mil pessoas.
A UPC já está funcionando e conta com 43 militares atuando.
“Paz e tranquilidade”, foi assim que Simone, moradora do Conjunto Habitacional Macapaba, definiu o que representa a Unidade de Policiamento Comunitário (UPC), entregue pelo governador Waldez Góes, nesta quarta-feira, 23. A obra no valor de R$ 1.069.858,38 faz parte do programa do Governo do Amapá “Estado Forte, Povo Seguro”, que tem investimentos de R$ 210 milhões na Segurança Pública, oriundos de convênios com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e emendas parlamentares de bancada e individuais.
Durante a inauguração, o governador disse que a instalação da UPC na região busca proporcionar mais segurança para os moradores, atuando em diversas frentes.
“Vão atuar na área preventiva e, se for necessário, na repressiva. Mas o trabalho prioritário é o preventivo, para evitar que ilícitos ocorram, e em caso de comprometer a segurança dos moradores, a polícia está preparada. Essa obra é resultado da nossa capacidade de planejar, articular, executar, captar recursos e que foi possível com o apoio do senador Davi, senador Lucas, toda a bancada federal e o governo federal”, informou o Chefe do Executivo.
A UPC já está funcionando e conta com 43 militares atuando, sendo 10 para policiamento permanente, 15 para policiamento em viatura, 10 em policiamento de motocicleta e 2 para coordenar o Núcleo de Policiamento Escolar. Possui recepção, sala de acolhimento, sala de descanso, quatro alojamentos com banheiro e garagem, reserva de armamentos, refeitórios, lavabos e cozinha. Além de novos equipamentos tecnológicos para auxiliar as demandas dos funcionários.
“A UPC foi pensada para atender ao Macapaba 1 e 2, por isso está em um ponto central. Com a polícia presente, perto da população, vamos reduzir o índice de violência e com toda essa estrutura também vamos implantar os projetos sociais”, explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Matias.
Outros seis policiais se dedicarão aos projetos sociais para atender 700 crianças e adolescentes da comunidade. São eles:
- Anjos da Comunidade (civismo, cidadania, meio ambiente e conduta militar);
- Ginga Pra Vida (artes marciais, capoeira);
- Primeiro Passo (artes marciais, judô).
Uma frente de atuação considerada necessária pela moradora Simone Maia, que coordena o projeto de capoeira Ginga para a Vida, Plantar para Colher.
“Uma obra muito importante para toda a população, teremos paz no Macapaba e a chance de mostrar um caminho com os projetos sociais que realizamos em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar, gerando oportunidades para que nossas crianças e jovens tenham outro caminho, além do crime”, afirmou a moradora.
A UPC Macapaba faz parte do 2º BPM, que é responsável pela cobertura da zona norte, no perímetro entre a ponte Sérgio Arruda e a Linha C, do KM 9. Nesta parte da capital, são 28 bairros cadastrados, mais os bairros não oficiais, os bairros da área urbana da zona norte e algumas comunidades quilombolas, como no Curralinho.
“Essa UPC faz parte de um complexo de segurança, que também terá um quartel do Corpo de Bombeiros e um Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, ambos em fase de conclusão. São investimentos para melhorar a Segurança Pública da população amapaense”, disse o secretário em exercício, coronel José Mont’Alverne.
Além desse complexo, o Governo do Amapá vai entregar ao todo 16 obras: quartéis, delegacias, sedes para as corporações, um píer integrado e a penitenciária de segurança máxima – instaladas em Macapá e Santana.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!