Operação Covid: força-tarefa de segurança pública vai fiscalizar cumprimento de medidas restritivas
Ação acontecerá neste fim de semana, nos dias 29, 30 e 31, em Macapá, Santana e Mazagão. O objetivo é reprimir aglomerações e irregularidades em pontos já mapeados.
A ação vai reprimir aglomerações em pontos já mapeados. Assim como, em locais onde há prática de atividades esportivas coletivas e também denúncia de poluição sonora.
Nesta quarta-feira, 27, as instituições de Segurança Pública se reuniram no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) para tratar sobre a Operação Covid – ação estratégica envolvendo todos os órgãos e entidades das forças de segurança do Estado – que ocorrerá neste fim de semana, nos dias 29, 30 e 31.
A operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá e conta com a participação das Polícias Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Vigilância em Saúde, Instituto Penitenciário do Amapá, Instituto de Defesa do Consumidor, Polícia Técnico Científica, Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá.
O comandante-geral em exercício da PM/AP, Petrúcio Santana, afirma que a intenção da missão é coibir aglomerações indevidas e prezar pelo respeito com as medidas restritivas determinadas pelo decreto do Governo do Estado.
“Nos reunimos hoje para traçar nossa movimentação e organizar nossos recursos, com pessoal e viaturas, para distribuir nos quatros pontos da capital e na região metropolitana. Vamos agir para reprimir o descumprimento. Não vamos flexibilizar a partir das 22h, atuando durante todo o fim de semana, com mais de 100 agentes de segurança pública nas ruas”, afirmou.
A ação vai reprimir aglomerações em pontos já mapeados onde vêm ocorrendo festas e agrupamentos clandestinos, como orla de Macapá e estacionamentos de balneários, estabelecimentos comerciais que têm horário de funcionamento definidos no decreto em vigor, entre outros locais.
Para isto, um grande aparato está sendo mobilizado, com a presença de equipes táticas e operacionais. Para o delegado-geral em exercício, Fábio Araújo, a operação necessita do envolvimento de todos para que haja eficiência nas medidas restritivas contra o covid-19.
“Temos diariamente notícias de festas que estão ocorrendo, por isso já temos alguns pontos focais para a atuação no fim de semana. Então, como estamos num momento excepcional, a Polícia Civil não vai apenas investigar, mas também colocar algumas equipes nas ruas e reforçar as nossas centrais de flagrantes em todos os municípios”, ressaltou.
Os crimes de poluição sonora também estão na mira da ação, assim como a fiscalização de locais onde há a prática de atividades esportivas coletivas. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Wagner Coelho, reforça a necessidade da conscientização da população.
“Infelizmente não estamos mais no momento de apenas conscientizar, precisamos de mais esforço de todos para que continuemos avançando na guerra contra esse vírus. A intenção principal desta operação é que a ostensividade cause a prevenção de aglomerações”, concluiu.
A operação vai iniciar às 21h de sexta-feira, 29, e segue até o domingo, 31, sendo que as unidades serão distribuídas pelos quatro pontos da capital e também para o município de Santana e Mazagão, que compõem a região metropolitana.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!