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Estado e Organização Pan-Americana de Saúde alinham estratégias para retorno gradual de aulas

Reunião também abordou o possível aumento de casos e a ocupação nos leitos clínicos e de UTI nas redes pública e privada de saúde.

Por Redação
28/01/2021 17h10

Governado do Estado e Opas discutiram propostas para retorno seguro das aulas na rede pública.

O retorno gradual e responsável das aulas e a metodologia híbrida de ensino foram discutidos nesta quinta-feira, 28, entre o governador do Amapá, Waldez Góes, equipe de governo e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que atua para reforçar o enfrentamento a covid-19 e orientar o Executivo em tomadas de decisões.

Levando em consideração o possível aumento de casos de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a reunião também abordou as estratégias de ampliação de leitos, monitoramento de casos ativos com testagem eficaz, divulgação de informações, compra de insumos, análise de crise, entre outros.

Mesmo com o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Amapá, a reunião abordou ainda a manutenção dos protocolos preventivos para evitar a proliferação do vírus.

Na ocasião, Waldez Góes destacou a educação como ferramenta importante para formar cidadãos com mais conhecimentos sobre ciência, adotando uma abordagem que enalteça os cuidados com saúde, biologia, doenças, e mais assuntos relacionados.

“A educação tem um papel fundamental na disseminação da cultura de vigilância e cuidados sanitários. Também conversamos sobre as medidas para evitar o avanço do vírus. Entre os pontos discutidos estão o reforço na assistência à saúde e novos métodos de testagem para detectar os casos da doença”, ponderou.

Para a infectologista Ho Yeh Li, da Opas, o retorno das aulas deve ser feito com base na ciência e orientações da medicina. Ela destacou que a Organização Pan-Americana está à disposição para ajudar nas ações da educação com Ministério Público e o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap).

“O retorno deve ser diferenciado e com melhores condições e protocolos de acordo com as características municipais e estaduais, garantindo equipamentos de proteção individual para todos os envolvidos na educação; do porteiro, ao professor, alunos e merendeiras”, disse Ho.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, a rede pública enfrenta a luta contra a desigualdade social na competitividade de ensino com a rede particular. A gestora sugeriu a parceria com escolas particulares para ajudar neste processo, como forma de responsabilidade social.

“Estudantes receberam material didático, cadernos com atividades pedagógicas, Kit Merenda em Casa, mas mesmo com todas essas estratégias, ainda foi pouco, para a concorrência com o da rede privada, principalmente para diminuir as desigualdades”, enfatizou.

Participaram da reunião representantes das secretárias de Estado da Educação (Seed) e Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde no estado (SVS) e Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp).

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