Estudantes conhecem rotinas de povos tradicionais durante Semana dos Museus
O “Museu Vivo” faz parte da programação da 14ª Semana dos Museus, que iniciou no dia 17 e segue até o domingo, 22.
Na manhã desta sexta-feira, 20, ela compartilhou um pouco da rotina em uma casa de forno, como é conhecido o local onde se fabrica a farinha, com estudantes de escolas públicas e particulares, no Museu Sacaca, em Macapá. Os alunos puderam acompanhar a produção da raiz até a transformação em grãos. O “Museu Vivo” faz parte da programação da 14ª Semana dos Museus, que iniciou no dia 17 e segue até o domingo, 22.
“É bom poder mostrar para os estudantes, para os jovens que moram na cidade, como é feita a farinha que chega até à mesa deles”, disse a agricultora.
O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Durante a programação, alunos de pelo menos 15 escolas públicas e particulares participam da programação da Semana dos Museus.
“Essas visitações estão acontecendo durante a programação da Semana dos Museus, mas vale lembrar que a exposição aqui no Museu Sacaca está sempre aberta ao público”, reforça Lúcia Picanço, gerente da exposição a céu aberto.
Museu Sacaca
Localizada em uma ampla área do bairro do Trem, na Zona Sul de Macapá, o Museu Sacaca se traduz em um retrato fiel das comunidades tradicionais. No mesmo espaço, o visitante pode conhecer um pouco da vida das comunidades indígenas e ribeirinhas, além da produção de castanha e farinha.
O destaque é para o “regatão”, uma réplica das embarcações que trafegam pelos rios da Amazônia. O espaço também dispõe de uma pequena praça de alimentação e um espaçoso auditório.
O nome é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza (1926-1999), o “Mestre Sacaca”, que se tornou notório no Amapá pelo conhecimento da chamada “medicina tradicional”. Com garrafadas e unguentos feitos a partir de ervas medicinais, popularizou o poder das “plantas que curam”.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!