Governo do Estado forma equipe da Casa de Apoio à Mulher Amapariense
Agentes da Rede de Atendimento à Mulher local receberam capacitação para alinhamento, articulação e definição de protocolos.
O Governo do Amapá, nos dias 17 e 18 de fevereiro, promoveu a formação de equipe técnica da Casa de Apoio à Mulher Amapariense, em Pedra Branca do Amapari.
Também houve reunião de alinhamento da Rede de Atendimento à Mulher (RAM). Toda a ação foi coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (Sepm).
A Casa de Apoio à Mulher Amapariense foi inaugurada no início de fevereiro e pode atender até 50 mulheres diariamente vítima de violência doméstica. A parceria entre o poder municipal e Estado permite que haja integração e subsídios corretos no que concerne ao atendimento às mulheres vítimas de violência, obedecendo o fluxograma da RAM.
A formação serve, de imediato, para que os colaboradores da Casa de Apoio e demais agentes da RAM amapariense possam definir e saber o papel de cada um inserido na rede. Também foram definidos protocolos, fluxograma e institucionalização da casa.
Na capacitação, os colaboradores da Casa e demais agentes da RAM, como da segurança publica, da saúde e do judiciário, puderam estudar sobre contextualização histórica de lutas das mulheres, coordenadorias políticas para mulheres segundo o Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM).
Eles também receberam informações sobre os quatro eixos estruturantes da Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: prevenção, enfrentamento e combate, assistência e garantia de direitos.
Para a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, a parceria permite a integralização dos atendimentos da RAM, promovendo uma atualização mais humanizada.
Com mais esta capacitação em um município, o objetivo da Sepm vai se fortalecendo, como pontua a gestora da pasta, Renata Apóstolo Santana:
"Todo esse processo de capacitação e a inauguração da Casa de Apoio à Mulher Amapariense é um marco histórico para as políticas públicas das mulheres no Amapá e importante sobretudo pra mim, como filha amapariense", enfatizou.
Mais conhecimento
Os agentes da RAM local também puderam estudar sobre empoderamento econômico da mulher, saúde da mulher, perfil econômico e fortalecimento político, além de saber os tipos de violência que podem ocorrer.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Pedra Branca do Amapari, Rafaela Bugarim, acompanhou toda a formação e enfatizou o empenho da pasta estadual da Mulher em capacitar a RAM local.
"Capacitação nunca é demais e, com certeza, teremos outras para cada vez mais combater a violencia doméstica e promover um atendimento de qualidade e diferenciado", disse.
No segundo dia, com a reunião ampliada, os temas propostos foram: formação de um grupo institucional da RAM Local em uma rede social para facilitar a comunicação entre os agentes, a postura correta doas agentes públicos frente à mulher vitima de violência, sigilo dos casos, divulgação errônea de fotos de mulher vítimas de violência em redes sociais e veículos de imprensa, além da apresentação da Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher, que foi lançada pelo Governo do Amapá em dezembro.
Finalizando a capacitação, a Secretária Renata Apóstolo ratificou o protocolo unificado com fichas unificadas para em breve sabermos o número real dd atendimentos e o índice de violência contras as mulheres.
"Com os dados corretos, teremos a oportunidade de montar nosso Observatório. Com isso, teremos um base para sabermos quais outros trabalhos poderemos realizar via políticas públicas para as mulheres do Amapá", frisou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!