Projeto para pavimentação do ramal do Carmo do Macacoari entra em fase de licenciamento ambiental
Um estudo está sendo realizado através de parceria entre Setrap e Iepa para cumprimento de fase obrigatória para início da obra.
Pavimentação de 7,5 quilômetros de ramal deve ocorrer ao longo de 2021.
Equipes da Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) realizaram nesta quinta-feira, 4, uma visita técnica ao ramal de acesso à comunidade de Carmo do Macacoari, no município de Itaubal do Piririm. O objetivo foi iniciar um estudo para o licenciamento ambiental da obra de pavimentação do ramal.
O levantamento de dados em campo é a primeira fase do estudo. Depois de coletados, os dados são analisados em escritório e preparados para apresentação à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), responsável por emitir o licenciamento ambiental.
De acordo com a Setrap, essa etapa é bastante relevante para que toda e qualquer obra leve desenvolvimento de forma mais sustentável às regiões amapaenses.
"A obra só é liberada após aprovação desse estudo e a secretaria de Transporte vem trabalhando em conjunto com as normas ambientais, preocupada com a biota local [conjunto de seres vivos de uma região] e um meio ambiente equilibrado para a atual e futura geração", explicou a gerente-geral de Gestão, Implantação e Acompanhamento de Impactos Ambientais (Gema/Setrap), Jannys Isacksson.
O estudo deve ser finalizado e apresentado ao longo dos próximos meses para que a obra seja iniciada no local. O projeto prevê a terraplanagem e pavimentação de 7,5 quilômetros, melhorando o deslocamento para a comunidade de Carmo do Macacoari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!