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Seed alerta gestores sobre a importância do Censo Escolar

Os profissionais da educação participaram durante dois dias de debates e palestras que serviram para informá-los sobre a importância de se realizar o Censo

Por Redação
25/05/2016 14h58
Os procedimentos que devem ser seguidos no preenchimento de dados do Censo Escolar foram apresentados aos gestores e técnicos de escolas públicas do Estado em um seminário com o tema: “A Importância e Desafios para uma Educação de Qualidade”, oferecido pelo Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os profissionais da educação participaram durante dois dias de debates e palestras que serviram para alertá-los e informá-los sobre a importância de se realizar as fases do Censo.

O assessor de pesquisas educacionais da Seed, Laércio Mendonça, informou que o Cepe tem feito um trabalho importante de conscientização dos gestores sobre a relevância de se responder ao censo e a responsabilidade em transmitir os dados das escolas.

“Conhecer o total de matrículas é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica [Fundeb] e a execução de programas federais e estaduais na área da educação; detectamos muitas dificuldades em receber esses dados e, por isso, a Seed vai investir nessas capacitações com objetivo de conscientizar esses profissionais”, destacou Mendonça.

O Censo é um levantamento anual de coleta de dados sobre as instituições de ensino que aponta o quantitativo de estabelecimentos educacionais, matrículas, funções dos docentes, movimento e rendimento escolar dos alunos. “A primeira fase iniciou esta semana e consiste no repasse dos alunos que estão matriculados nas escolas. É importante que os gestores se organizem e, junto com os técnicos da instituição, repassem esses dados. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no nosso setor que fica dentro da Seed”, disse Socorro Tolosa, coordenadora estadual do Censo Escolar.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, afirmou que o levantamento é uma ferramenta indispensável para qualquer gestor e que deve ser tratado com seriedade pelas instituições de ensino. “Atualmente existem 837 escolas no Estado e precisamos dos dados de todas essas instituições. O gestor tem a obrigação de repassar essas informações e, para isso, é preciso que a escola se organize. Vamos continuar com essa política de diálogo e, com isso, todos nós seremos beneficiados”, finalizou.

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