Combustível mais barato: Amapá reduz 72% da base do cálculo do ICMS para empresas do transporte público
Medida é para evitar aumento da tarifa de ônibus e faz parte do pacote socioeconômico do Governo do Amapá para amenizar impactos pandemia.
Principal objetivo é evitar o aumento na tarifa de ônibus
O Governo do Amapá reduziu 72% da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de diesel para empresas que trabalham com o transporte coletivo de passageiros no estado.
A regulamentação da medida está decreto nº 1298, e vale para compra de combustível “diesel ou biodiesel por empresa concessionária/permissionária de transporte coletivo público intermunicipal, urbano e metropolitano de passageiros, além de outras providências”.
De acordo o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Josenildo Abrantes, o principal objetivo é evitar o aumento na tarifa de ônibus.
"A proposta desta medida é evitar o aumento da passagem de ônibus e, consequentemente, favorecendo o usuário do transporte público em todo o estado", explicou o secretário.
Além desta medida, o segmento do transporte público de passageiros também é beneficiado por outra iniciativa do Governo do Amapá que é a redução da alíquota do óleo diesel de 8% (queda de 25% para 17%).
Através dessa redução da alíquota, o Executivo beneficia cerca de 23 mil contribuintes proprietários de veículos que utilizam óleo diesel, segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP). A maioria está ligada ao transporte de alimentos, construção civil, entra outras cadeias produtivas.
Proteção à economia e à vida
Abrantes lembrou que essa medida integra o pacote de proteção à economia e à vida elaborado pelo governador Waldez Góes e equipe técnica para amenizar os impactos causados pela pandemia de coronavírus.
O pacote inclui, ainda, o pagamento das contas de água, esgoto e energia, adiantamento do 13º do Renda Para Viver Melhor, ampliação do programa Amapá Jovem, continuação do benefício Kit Merenda em Casa, auxílio para bares e restaurantes, redução de impostos, extensão de prazos para pagamento, parcelamento e desconto de débitos com o fisco, dentre outras.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!