Maternidade Mãe Luzia incentiva mulheres para o parto normal
Dados do HMML mostraram que a quantidade de partos normais tem aumentado.
O trabalho de parto normal pode durar até 15 horas. A partir das contrações sentidas o médico avalia a dilatação do colo do útero, que deve chegar a 10 cm. O parto cesariano é feito na hora através de procedimento cirúrgico. Para o médico obstetra Amilton Rodrigues, o parto normal é bom tanto para mãe quanto para o bebê. “O trabalho de parto normal é natural e saudável para os dois. Apesar de ser um pouco demorado, ele é bem mais vantajoso. Mulheres que dão à luz por parto normal, depois de 1 hora, já estão até andando”, disse Amilton.
Dados do HMML mostraram que a quantidade de partos normais tem aumentado. Em 2015 foram feitos 5.187 partos normais, comparado com 2014, quando foram realizados 5.113, houve um aumento de 1%. Os partos cesarianos tiveram uma redução de 1%. Em 2014, foram 2.624 e em 2015, 2.609.
Na última terça-feira, 24, nasceu o bebê da Joely Alves, que optou pelo parto normal. “Me senti bem segura para ter normal. Doeu, mas já estou bem melhor. Eu mesma já levei o neném para pegar sol e daqui a pouco já vou para casa”, relatou Joely.
O levantamento feito dos quatro primeiros meses deste ano mostra que o incentivo ao parto normal continua positivo. De janeiro a abril já foram feitos 1.796 partos normais e 812 cesarianos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!