Waldez reúne representatividades para debater novo modelo de gestão para água e esgoto no Amapá
Dentro das prioridades está a cobertura do serviço de água e esgoto em todo o Estado, incluindo áreas de comunidades distantes, quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.
Governador Waldez conduz reunião com representantes dos Urbanitários
Nesta segunda-feira, 26, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, reuniu com representantes do Sindicato dos Urbanitários do Amapá (Stiuap) e de comunidades tradicionais, por videoconferência, para tratativas do planejamento da reformulação da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
Com a execução do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), a Caesa será reformulada e, após a nova concessão, a intenção do Governo é priorizar a cobertura de abastecimento por todo o território amapaense, incluindo as áreas de comunidades ribeirinhas, quilombolas, assentamentos rurais e indígenas.
O governador Waldez reforçou o objetivo do PPI é a inclusão dessas comunidades distantes no sistema de água e esgoto.
"Estamos discutindo a nova modelagem do setor de água e esgoto. Nesse caso em específico, tenho interesse em manter a companhia, logicamente remodelada, mas preservando os postos de trabalho e com foco na captação de recursos para que o serviço alcance todo o Estado", enfatizou.
Através do PPI, poderá ser adotada a gestão compartilhada entre o Estado e as prefeituras. Com a entrada de capital do setor privado, a perspectiva é que ocorram melhorias no processo produtivo e na prestação do serviço da Caesa. Esse aumento de eficiência irá expandir a atuação da empresa gerando mais empregos.
Ainda de acordo com o governador, os recursos que forem captados pelos projetos, serão destinados para as comunidades distantes.
"Vamos focar a cobertura nas pequenas comunidades e áreas indígenas. Meu desejo é focar na nova Caesa e nesse novo desafio. Vou me sentir completo ao ver a situação da população dessas comunidades melhorada, com abastecimento de água e tratamento de esgoto", reafirmou.
Como providência, foi escalado uma comissão para as tratativas e ações dos novos projetos da nova Caesa, com a participação da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria das Cidades, diretoria da Caesa e diretoria do Sindicato.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!