Governo do Amapá fortalece Rede de Atendimento à Mulher Santanense
Mais de 40 agentes da RAM municipal participaram de uma reunião online para realinhamento e articulação das atividades junto a SEPM.
Evento foi via plataforma digital
O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), vai em busca cada vez mais da articulação e fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no estado. Na manhã desta quinta-feira, 27, a RAM do município de Santana foi contemplada com uma reunião, via plataforma digital, para conhecimento da Lei específica, apresentação de novos agentes públicos, além da definição do papel de cada um dentro da RAM com os protocolos institucionais como a Ficha Unificada da RAM , pontuando a pasta da mulher, como a articuladora principal no combate a violência contra a mulher.
42 representantes da Rede de Atendimento à Mulher de Santana puderam se apresentar e debater questões pertinente às políticas públicas para as mulheres e como alinhar a rede santanense para quando houver a prática da violência doméstica. Ou seja, como cada órgão se interligará para que essa mulher tenha um atendimento integral e humanizado.
Para isso, a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana, pontuou cada assertiva da Lei da RAM 1764/13 e alguns pontos inseridos que podem ser alterados, já que alguns órgãos foram extintos e outros, que no decorrer desses anos, foram criados.
Mas, com o foco das portas de entrada que são os hospitais, unidades básicas de saúde, delegacias, policias e os centros CRAMs e CAMUFs. No caso do município, o Camuf Santana, pertencente a SEPM.
Além da apresentação dos protocolos institucionais dentro da Rede de Atendimento à Mulher como a Ficha Unificada em processo de realinhamento. Cada órgão da RAM terá o suporte desta ficha, afim de coletar dados específicos acerca dos atendimentos de casos de violência Doméstica. A soma de todas essas informações dará subsídio para a implementação e fortalecimento de políticas públicas para o coletivo feminino, além de fomentar dados para o Observatório da Violência Contra a Mulher no Amapá.
Também em destaque, foram debatidos assuntos como atendimentos sociais, como retirada de documentos, inserções dessas mulheres em programas sociais, agenda específica de reunião mensal da RAM/SEPM junto com aos agentes e órgãos, além do grupo institucional da RAM de Santana.
"Quando falamos em atendimento em toda a integralidade, é isso que nos referimos: parte social, jurídica, psicológica e saúde da mulher. Ela precisa de todo esse aporte dentro da Rede de Atendimento para sair do ciclo de violência", pontuou a secretária da Mulher, Renata Apóstolo."
Entre também entidades presentes, órgãos estaduais, do Poder judiciário e Legislativo, participou a vice-prefeita de Santana, Izabel Nogueira, além da coordenadora do Camuf Santana, Joelma Silva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!