Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado envia comitiva para acompanhar ações de saúde durante a cheia do Rio Jari

Grupo visitou hospital e UPA de Laranjal do Jari para verificar as ações emergenciais de ajuda aos atingidos pela enchente, entre outras medidas.

Por Redação
31/05/2021 11h53

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) realizou uma visita técnica ao Hospital Estadual e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Laranjal do Jari, no último domingo, 30. O objetivo foi monitorar o andamento das ações preventivas contra a covid-19, o cumprimento das escalas médicas, além do impacto da cheia do Rio Jari no sistema de saúde do município. 

A agenda extensiva abriu espaço para diálogo com profissionais que atuam na localidade. Durante a visita, a secretária-adjunta de Enfretamento à Covid-19, Maracy Andrade, orientou os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Defesa Civil e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que estão trabalhando para auxiliar os desalojados.

"É importante esse  diálogo do Governo do Estado com o Vale do Jari no que se refere às ações em saúde. Estamos juntando forças para vencer as dificuldades presentes nas localidades mais distantes e assim suprir as demandas apresentadas", completou a secretária.

A diretora da UPA de Laranjal do Jari, Socorro Araújo, atribui a eficácia das ações ao envolvimento direto do Governo do Estado no acompanhamento das ações no município, principalmente no que se refere ao enfrentamento À Covid-19.  

"Esse alinhamento com os gestores é fundamental para podermos fazer um trabalho contínuo com a população. Essas ações demonstram interesse da gestão estadual em dialogar e contribuir para trazer melhoramento da rede de saúde do município", disse a diretora.

Cheia do Rio Jari

O nível do Rio Jari e as famílias em torno dele estavam em constante monitoramento desde o mês de abril. No dia 12 de maio, o município entrou em estado de alerta por conta do aumento no volume das águas. A cheia atingiu 10 dos 14 bairros do município e afetou a vida de mais de 14 mil habitantes. Após as ações conjuntas entre prefeitura e governo, atualmente apenas 5 famílias estão alojadas nos abrigos destinados aos afetados pela cheia. 

O coordenador da Vigilância em Saúde do Município de Laranjal do Jari, Guilherme Almeida, assegura que a contaminação por covid durante todo o processo de assistência aos desalojados era uma preocupação constante, mas que não houve um grande registro de infectados.

"Tivemos um caso de um homem que testou positivo para covid-19, mas ele foi prontamente isolado na UPA  e está em recuperação. Testamos outras pessoas, mas, felizmente ninguém teve resultado positivo para covid-19", disse o coordenador.

O coordenador da Defesa Civil do município,Herbeson Souza,  disse que a situação, atualmente, está controlada e as famílias bem assistidas através da entrega de cestas básicas, água potável e hipoclorito. Apesar da estabilidade, a Defesa Civil continua em alerta.

"O nível do rio permaneceu estável nos últimos dois dias, mas ainda estamos monitorando", afirmou Herbeson Souza.

Juntamente as medidas de assistência básica, uma equipe multiprofissional foi montada para ofertar atendimento médico, psicológico e fisioterapêutico para as famílias atingidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!