Governo do Estado orienta prefeituras do Vale do Jari sobre atendimentos de saúde durante inundações
A estratégia teve foco direcionado em recomendações para que as unidades possam atender a população de forma eficiente.
Como parte das ações de assistência humanitária e de saúde realizadas pelo Governo do Amapá para as famílias atingidas pelas enchentes no Vale do Jari, a Coordenadoria de Políticas de Atenção a Saúde (CPAS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apresentou um plano emergencial de resposta às inundações para orientar a atenção primária dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari quanto aos atendimentos de saúde durante esse período.
O plano envolveu uma avaliação situacional das unidades de saúde voltadas para os atendimentos como, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja) e a Unidade Mista de Saúde (UMS) de Vitória do Jari. E também um levantamento dos principais atendimentos realizados por elas para eleger, junto às equipes municipais de saúde, as principais prioridades.
Também foram visitados os bairros e localidades mais afetados pelas cheias, e avaliados o nível da água e os possíveis riscos à saúde da população.
O coordenador da Rede de Atenção de Urgências e Emergências da CPAS, o enfermeiro Donato Costa, explicou que baseado nesse diagnóstico foi possível elaborar uma estratégia com o foco direcionado em recomendações para que as unidades possam atender a população de forma eficiente.
“Fizemos o alinhamento de abordagem dos profissionais de saúde para fazer o mapeamento das famílias atingidas, identificar doenças e acompanhar a notificação das doenças junto à epidemiologia. Nossa função foi de orientar, capacitar e visitar as áreas de risco em parceria com o serviço público municipal”, reforçou.
Também foram reforçadas orientações sobre o atendimento a casos de urgência e emergência, incluindo problemas respiratórios causados pela covid-19.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!