Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com novo prédio, Central de Regulação prevê ampliação dos serviços

O CRCA já é responsável pela regulação dos leitos, disponibilização no sistema de vagas para consultas médicas ambulatoriais, exames de alta complexidade e UTI aérea.

Por Redação
15/06/2021 13h11

Prédio conta com garagem para estacionamento de ambulâncias, sala de utilidades e descanso dos motoristas.

O prédio do novo Complexo Regulador do Sistema de Serviços de Saúde do Estado do Amapá, obra no valor de R$ 1.3 milhão e que tem previsão de entrega para julho, dará uma nova dinâmica para o funcionamento da Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação (CRCA) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o que irá otimizar a organização e funcionamento da rede estadual de saúde, para que a população tenha referência de onde procurar atendimento e possa ser atendida de maneira ordenada.

O CRCA é responsável pela regulação dos leitos da rede de média e alta complexidade do Estado, o que inclui também os leitos destinados a tratar pacientes com complicações da covid-19, isso significa que o setor é encarregado por avaliar as solicitações que são encaminhadas pelas unidades solicitantes ou pelos municípios para encaminhar pacientes para a rede especializada de atendimento.

Toda a avaliação é feita por médicos e enfermeiros reguladores que são responsáveis por analisar os processos e fazer os encaminhamentos necessários.

Além disso, também é responsável pela disponibilização no sistema das vagas para consultas médicas ambulatoriais e exames de alta complexidade, como ressonâncias magnéticas, tomografias e angiotomografia e pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, que dá suporte aos municípios na transferência de pacientes em casos de urgência e emergência.

No caso dos leitos destinados à covid-19, o CRCA fez um alinhamento junto às prefeituras municipais para implantar núcleos internos de regulação, capacitando e colocando o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), ferramenta do Ministério da Saúde (MS) criada para o gerenciamento de todo complexo regulatório, a disposição deles para que eles possam fazer a alimentação e solicitação para transferência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os centros de covid-19.

Com o novo espaço será possível ampliar a quantidade de serviços regulados. O principal objetivo é que possa ser implementada a regulação de todos os pacientes vindos de outros municípios, para que eles sejam encaminhados diretamente para a unidade de referência, sem que tenham que passar pelo Hospital de Emergência, o que acaba sobrecarregando os atendimentos na unidade.

Também está prevista a regulação de mais exames e dos leitos de UTI não covid, que hoje são gerenciados pelas equipes médicas das unidades.

O prédio conta com dois pavimentos, recepção, central de atendimento, gerência e sub-gerência, setor jurídico, sala de arquivo, urgência e emergência, auditório com capacidade para 60 pessoas, banheiros e copa. Além de garagem para estacionamento de ambulâncias, sala de utilidades e descanso dos motoristas.

O setor ainda é responsável por processar o faturamento das unidades hospitalares estaduais. O coordenador do CRCA, Danilo Pacheco, explica que esse processo dá subsídio para que a Sesa busque junto ao Ministério da Saúde o ressarcimento dos valores investidos na saúde.

"As unidades alimentam o sistema, geram um arquivo e encaminham para o CRCA, que faz o processamento e análise daquele relatório, cruzando as informações para que ela seja enviada ao Ministério sem nenhum tipo de erro. Isso é muito importante para que esse valores possam ser reinvestidos no fortalecimento da assistência aos pacientes que procuram as nossas unidades", ressaltou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!