Governo oferta qualificação profissional para bolsistas do Amapá Jovem em Laranjal do Jari
Capacitação nas áreas de piscicultura e filamento de peixe foi ofertada durante a Feira Itinerante do Produtor Rural no município.
Para o bolsista Weslley Messias, a capacitação traz chances no mercado de trabalho.
O Governo do Amapá qualificou 11 bolsistas do Programa Amapá Jovem para as áreas de piscicultura - criação de pescados - e filamento de peixes. Com o objetivo de incentivar a atuação de jovens no setor produtivo e mostrar a eles os caminhos que podem trilhar, a qualificação fez parte da Feira Itinerante do Produtor realizada em Laranjal do Jari, nos dias 1º, 2 e 3 de julho.
LEIA MAIS: Feira Itinerante do Produtor Rural movimenta mais de R$67 mil em Laranjal do Jari
Uma das participantes foi a bolsista Arleiticiane Santos, 20 anos, que decidiu fazer o curso por curiosidade.
“Tinha curiosidade em saber o processo de criação de peixes e no curso aprendi o passo a passo, desde o berçário, alimentação, controle de água, tudo até que o peixe esteja pronto para corte”, disse a jovem.
O bolsista, Weslley Messias, 17 anos, foi em busca de aprendizado para investir no mercado de trabalho.
“A piscicultura é uma área que está crescendo muito e eu quero aprender, pois vai me ajudar na busca por um emprego ou até mesmo para empreender na área”, informou Messias.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv).
Para o secretário da SDR, Janer Gazel, integrar a qualificação profissional na programação da Feira Itinerante é uma forma de ampliar o público atendido.
“Destinamos parte das vagas dos cursos para os bolsistas do programa Amapá Jovem, pois acreditamos que podemos estimulá-los para atuar no setor produtivo”, disse o gestor.
Para o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, a integração dos órgãos é fundamental para o fortalecimento do Amapá Jovem, cumprindo a transversalidade do programa, que atende jovens de diversos segmentos.
“Estamos investindo na qualificação profissional dos nossos jovens em diversas áreas, uma delas é no setor produtivo. Criamos oportunidades não só na capital, mas também para aquele jovem que quer realizar seus sonhos no município de origem. Investir nele é também contribuir para o desenvolvimento econômico dessa região”, afirmou o gestor.
A Feira Itinerante em Laranjal do Jari movimentou R$ 67.520 e beneficiou 20 produtores que tiveram o apoio do Governo para o escoamento da produção agrícola e artesanal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!