Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com baixa na frequência de doadores, Hemoap reforça a importância da doação de sangue no mês de julho

Julho, mês de férias, é o período em que as doações caem ainda mais no hemocentro. Neste momento, a unidade apresenta escassez das tipagens O+ e AB+.

Por Redação
07/07/2021 11h40

Cada bolsa de sangue ajuda a salvar a vida de até 4 pessoas.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está realizando chamamento de doadores para o mês de julho, que marca o início das férias escolares e, por conta das viagens comuns ao período, reflete em baixa no fluxo diário de doadores. O Hemoap é o órgão responsável pelo abastecimento de todos os hospitais do estado, seja da rede pública ou privada, mas esse trabalho depende diretamente da doação voluntária da população.

No período pré-pandêmico a unidade recebia aproximadamente 70 pessoas por dia. Já durante a pandemia essa média passou para 60 pessoas, entretanto, na última quinzena, caiu para 49. Segundo estimativa elaborada pelo serviço de captação de doadores, para suprir as demandas de toda a rede de saúde, é necessário um fluxo diário e constante de 87 doadores aptos.

De acordo com a chefe do serviço de captação de doadores, Elmira Melo, no período de férias ocorrem viagens, diminuindo a quantidade de doadores do estado e, com isso, uma baixa no estoque do hemocentro. Em contrapartida, julho também é o mês que mais demanda bolsas de sangue aos hospitais. O hemocentro necessita de todas as tipagens sanguíneos mas, atualmente, é urgente que haja doação dos tipos O+ e AB+.

"Na contramão desses indicadores de baixa de doação, também ocorre o aumento da demanda dos hemocomponentes para os hospitais. Diante disto, precisamos dos doadores para reforçar esse mês de grande necessidade", completou a chefe do serviço de captação.

O major Orielson Pantoja mobilizou os companheiros do 4º Grupamento Bombeiro Militar, unidade que ele comanda em Fazendinha, para uma doação em massa. A doação é alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado em 2 de julho e ao Dia do Bombeiro Amapaense, comemorado no dia 9 de julho.

"Eu acho que independe de qualquer campanha, é fundamental realizar doação frequente, principalmente no mês de julho, que é um mês com alta nos casos de acidentes. A unidade se prontificou para reforçar o estoque porque sabemos a importância da causa. O objetivo agora é estender o chamamento às outras unidades do Corpo de Bombeiros", afirmou o major.

O que é necessário para doar sangue?

É preciso portar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. É indispensável estar descansado e bem alimentado antes da doação. A pessoa só é classificada como apta ou não para doar sangue após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador, que deve: Pesar acima de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde;

Ter idade entre 16 e 69 anos;

Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.

O Hemoap segue todas as medidas de prevenção contra a covid-19. O processo de captação é seguro e os materiais utilizados são de uso individual e descartáveis, portanto, os riscos de contaminação são praticamente inexistentes.

O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h. As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através Whatsapp (96) 98811-0200.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!