Criadores receberão capacitação para identificar e evitar doenças no pescado
A capacitação denominada “sanidade de peixes em cultivo”, está prevista para ocorrer no período de 27 de junho a 1 de julho, na Embrapa Amapá.
Peixe saudável e de qualidade é o diferencial na hora da escolha do consumidor. Para isso, os técnicos da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), serão capacitados para identificarem as doenças que atingem o pescado cultivado no Estado. O objetivo é levar esse conhecimento aos piscicultores para que possam melhorar a qualidade do produto, por meio da assistência técnica ofertada pela Pescap.
A capacitação denominada “sanidade de peixes em cultivo”, está prevista para ocorrer no período de 27 de junho a 1 de julho, na Embrapa Amapá. Os pesquisadores da entidade, Marcos Tavares Dias e Jô de Farias Lima, responsáveis pela pesquisa, serão os ministrantes do curso que será divido em partes teórica e prática.
Com as aulas, os técnicos estarão aptos a identificar doenças nos peixes e a origem, que na maioria dos casos pode estar nos próprios alevinos (filhotes de peixe recém-nascidos), utilizados para aumentar a criação.
Atualmente, a agência atende 500 produtores da agricultura e pesca familiar. Após a capacitação, os técnicos visitarão as propriedades para identificar se os peixes possuem alguma doença e fazer o diagnóstico da propriedade.
Com esse levantamento, a Pescap terá o primeiro quadro de doenças contendo a origem, região e principais espécies afetadas. “Com esse diagnóstico poderemos atuar no combate e prevenção à essas doenças, orientado o produtor para que tenha um produto de qualidade e não comprometa toda a criação”, explicou o diretor-presidente da Pescap, Guarabichaba Martins.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!