Centro de Triagem do HE é reconfigurado para pacientes regulares e deixa de atender casos de Covid-19
Local realizava triagem avançada de pessoas suspeitas de infecção pelo coronavírus, mas agora vai funcionar como uma sala de atendimento intensivo para outros casos
O Hospital de Emergência (HE) voltou a ofertar somente o serviço regular de saúde e não mais casos de Covid-19
O Hospital de Emergência (HE) voltou a ofertar somente o serviço regular de saúde e não mais casos de Covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reconfigurou o Centro de Triagem do Hospital de Emergência (HE) – montado em frente à unidade de saúde – para servir de retaguarda ao atendimento de ocorrência como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, politraumatizados, dentre outros casos graves.
O ambiente, que anteriormente funcionava como uma unidade exclusiva para atender casos de Covid-19, já passou por desinfecção e limpeza terminal.
Para isto, contará com 9 leitos de terapia intensiva, somando aos 10 que já existem no HE para atender às demandas graves e regulares de saúde.
Isto significa que, conforme o planejado, o estado está herdando parte da rede criada para tratamento da Covid-19, em relação a infraestrutura e equipamentos, e integrando ao atendimento cotidiano de saúde, possibilitando uma oferta maior de leitos nos hospitais do Estado.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Juan Mendes, o remanejo é possível por conta da redução nos casos de pacientes infectados por covid, onde o Amapá tem a segunda menor taxa de ocupação do Brasil atualmente, o que está levando à desativação gradual de alguns dos serviços criados emergencialmente. Para ele, por conta da estabilização da pandemia, é natural que haja reconfiguração de alguns espaços.
"A estrutura que funcionava anteriormente como um centro de triagem avançada vai, agora, funcionar como uma sala de atendimento intensivo. Reforço que não estamos extinguindo os leitos de covid, apenas reestruturando de acordo com as demandas", afirma.
Como funcionará o fluxo?
Pacientes sintomáticos respiratórios, com suspeita de Covid-19 devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ter acesso ao atendimento inicial e, posteriormente, receber as orientações necessárias. Caso haja necessidade de internação devido a Covid-19, a UBS vai solicitar, mas não para o HE, que voltou a ofertar somente o serviço regular de saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!