Produtores do Maracá são capacitados para o 12º Festival da Castanha
O curso realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), encerrou nesta quinta-feira, 9.
O Festival da Castanha, que acontece na Vila Maracá, é tradição no município de Mazagão, distante cerca de 130 km quilômetros da capital. Este ano, para a 12ª edição do evento, que ocorrerá nos dias 10 e 11 deste mês, os produtores da agricultura familiar que trabalham com a castanha do Brasil receberam uma capacitação sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e produtos derivados. O curso realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), encerrou nesta quinta-feira, 9.
No treinamento, as 20 agricultoras familiares que participaram aprenderam em aulas teóricas e práticas a importância da higienização do ambiente, pessoal, manipulação e no processamento dos produtos. Também receberam material didático e explicativo, além de receitas de bolos, doces e biscoitos, que foram feitas durante a capacitação.
O público-alvo são as mulheres agricultoras que se dedicam a essa atividade, como forma de fomentar a atividade econômica na vila. A necessidade da capacitação foi levantada pelo Rurap em conjunto com a comunidade, que identificou no curso uma oportunidade de gerar uma renda extra e ofertar um produto de qualidade para os visitantes do festival. “Esse tipo de ação nas comunidades rurais, colaboram para a geração de renda familiar, além da segurança alimentar na agricultura familiar”, explicou o coordenador do Rurap, Sérgio Barbosa.
Além do instituto, a capacitação com duração de 20 horas contou com o
apoio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar/AP).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!