Evento homenageia mestres capoeiristas com apresentações e rodas de conversa transmitidas em lives
Com apoio do Governo do Estado, programação busca valorizar e resgatar história da Capoeira amapaense.
Evento de capoeira será na Fortaleza de São José
A partir desta quarta-feira, 11, acontecerá uma homenagem ao Dia Estadual do Capoeirista e do Mestre de Capoeira, o evento será realizado pela Associação Macapaense de Desenvolvimento da Capoeira (AMDECAP) com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A programação, que ocorrerá na Fortaleza de São José de Macapá, será transmitida através de lives.
O evento contará com participação de mestres, contramestres, professores, instrutores e praticantes da classe capoeiristica do Estado, contendo apresentação de 50 grupos de capoeira, além de rodas de conversa que abordarão a capoeira no cenário amapaense, envolvendo o resgate de sua história e trazendo um apanhado do movimento até os dias atuais.
A programação conta ainda com a entrega de placas de reconhecimento, valorização e honra ao mérito de 20 mestres capoeiristas do estado do Amapá.
A homenagem é alusiva ao Dia Estadual do Capoeirista e do Mestre de Capoeira, que aconteceu no último dia 30 de junho. O evento busca também valorizar e promover os fazedores culturais do segmento da Capoeira do estado, que estão presentes em grupos, associações, coletivos e projetos sociais.
Referente a isso, a Secult, além de tornar possível a estrutura do evento, também viabilizou fomento à associação, que terá recurso para custear as apresentações artísticas dos 50 grupos e mestres presentes.
“Dar apoio a segmentos como o movimento capoeirista é de extrema importância, pois possuem um papel fundamental de inclusão da cultura afro na vida da sociedade amapaense, dando visibilidade aos seus atores e protagonistas”, ressalta o secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomen.
O evento respeitará todas as medidas de segurança adotadas pelo Governo do Estado do Amapá em combate ao novo coronavírus.
Dia Estadual do Capoeirista e do Mestre de Capoeira
Tendo sua comemoração no dia 30 de julho, a data é reconhecida como evento oficial no Estado do Amapá desde 2012 através da Lei 1.678/2012, que declara a Capoeira como patrimônio imaterial estadual, reconhecida como esporte, dança, luta, cultura popular e brincadeira, devendo também ser praticada no ambiente escolar e tida como um importante instrumento de integração social e resgate da cidadania.
O público geral poderá prestigiar o evento através de lives que serão feitas pela página oficial da Associação Macapaense de Desenvolvimento da Capoeira (AMDECAP). Confira:
Programação
11/08 - 14h
Cerimônia de abertura
Com público do segmento da Capoeira e convidados, contextualizando fatos e relatos da capoeira no estado do Amapá
12/08 - 16h
Roda de conversa com os mestres de Capoeira
Relatos da história da Capoeira no estado do Amapá, a origem aos tempos atuais.
13 e 14/08 - 09h às 12h e 14h às 18h
Apresentação dos grupos de Capoeira do estado
15/08 - 08h30
Cerimônia de encerramento
Entrega de placas de reconhecimento, valorização e honra ao mérito dos mestres capoeiristas do estado do Amapá
Roda de mestres
Serviço
Homenagem ao Dia Estadual da Capoeira: reconhecimento e valorização
Dias: 11 a 15/08
Horários: consultar programação
Live na página oficial do facebook da Associação Macapaense de Desenvolvimento da Capoeira (AMDECAP) - https://www.facebook.com/AMDECAP
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!