Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em parceria com o Banco de Leite Humano, Procon realiza operação “Agosto Dourado” em Macapá

O objetivo é fiscalizar a rotulagem e a oferta de alimentos e produtos direcionados a recém-nascidos, crianças de até 3 anos de idade e lactentes, garantindo o estímulo ao aleitamento materno.

Por Redação
19/08/2021 13h31

José Nascimento, chefe de Fiscalização do Procon; Darcy Dias, coordenadora do Banco de Leite.

O Instituto de defesa do Consumidor (Procon) iniciou nesta quinta-feira, 19, a Operação Agosto Dourado. A ação é realizada em parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) e fiscaliza a regulamentação da oferta de alimentos e produtos direcionados a recém-nascidos, crianças de até 3 anos de idade e lactentes.

Em 2017, para reforçar a campanha "Agosto Dourado" de valorização ao aleitamento materno, foi instituída no Brasil a Lei nº 13.435/2.017, que definiu o mês de agosto como o período de intensificação das ações de conscientização sobre a importância da pauta.

Este ano o BLH lançou a campanha de conscientização sobre o tema e convidou o Procon para a realização de ações educativas e fiscalizatórias em estabelecimentos comerciais como farmácias e supermercados.

“Esses produtos não podem estar em promoção sem que haja o aviso dos possíveis riscos à saúde das crianças, e a compra dos produtos também não pode ser induzida”, comentou a coordenadora do Banco de Leite, Darcy Dias.

Segundo ela, a ação não tem o objetivo de proibir a comercialização dos produtos e alimentos, tendo em vista que algumas crianças realmente recebem a prescrição médica para o uso. Porém, a propaganda em cima desses produtos precisa ser reguladas para que não impeça o estímulo ao aleitamento materno. 

Na ação realizada pelo Procon, duas farmácias foram notificadas quanto a propaganda indevida dos produtos, e outras duas foram notificadas quanto a precificação e alerta visível sobre os perigos que os produtos podem causar à saúde da criança.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!