Minha Primeira Empresa: Governo financia empreendimentos gerando oportunidade de negócios e emprego
São 44 novos empreendedores que receberam capacitação e terão acompanhamento técnico do desenvolvimento do negócio.
Os empreendedores terão acompanhamento técnico no desenvolvimento de seus negócios
Neste sábado, 28, o Governo do Estado fez a entrega dos financiamento concedidos aos 44 aprovados no Programa Minha Primeira Empresa. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá.
O governador Waldez Góes, que presidiu a solenidade, disse que o financiamento consolida o programa que treinou, capacitou e preparou os participantes para ingressar no mundo do empreendedorismo.
Góes ressalta que o governo viabilizou e avalizou os empreendimentos através do fundo garantidor, mudando o decreto do fundo de aval selando a viabilidade de todos os financiamentos e tornando assim em uma política de Estado.
“Já assumi o compromisso de liberar recursos financeiros para financiar mais cem novas empresas, gerando ainda mais oportunidades de emprego e negócios no Amapá, numa demonstração inequívoca do compromisso com o Programa Minha Primeira Empresa”, destacou o governador.
Esta é a 5ª etapa do programa que consiste na assinatura dos contratos com a Agência de Fomento do Amapá (AFAP) para acesso ao crédito. Dos 44 candidatos aprovados para obtenção do crédito, 35 são de Macapá, 5 de Santana, 1 de Laranjal do Jari, 1 de Vitória do Jari e 2 de Mazagão.
Uma das contempladas, Nayely Costa, conta desde que iniciou as capacitações e ao longo do processo já aumentou o número de vendas, melhorou a distribuição e, tem hoje, o trabalho reconhecido no Amapá e também em outros estados.
“Tudo o que eu sabia era confeitar, mas através do Programa Minha Primeira Empresa aprendi administrar o meu negócio. Tudo se resume em gratidão”, comemora a jovem empreendedora.
Minha Primeira Empresa
O programa foi criado por meio da Lei 2447 de 2019, atendendo ao requerimento 4076 também de 2020 de autoria da deputada estadual Marilia Góes e foi desenvolvido em parceria com Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico Amapá (Agência Amapá) e AFAP.
Iniciado em janeiro de 2021, com a marca de 2.156 inscritos, o programa foi dividido em três editais para atender projetos distintos sendo: planos de negócios de Jovens Empreendedores, planos de potenciais empreendedores de qualquer idade cadastrados em programas sociais e e planos de negócios multissetoriais de empreendedores dos segmentos do comércio, industria e serviços.
Os selecionados tiveram acesso a capacitação empresarial, microcrédito produtivo e orientado e também terão acompanhamento técnico do desenvolvimento do negócio, para que consigam manter o empreendimento funcionando.
“Eu iniciei o meu negócio em 2020, em plena pandemia, realizando meu sonho que sempre foi empreender. Como evangélica, optei por atender esse público com requinte e sofisticação, respeitando o padrão comportado no vestir, já que ainda existe uma escassez no mercado para atender esse segmento”, declara Ana Cláudia Ramos, proprietária de uma loja de roupas femininas específica para o público feminino cristão evangélico.
A Agência Amapá deverá também instituir o Clube Minha Primeira Empresa, formado pelos empreendedores detentores do crédito, com a realização de encontros trimestrais configurando uma oportunidade para o intercâmbio de experiências empreendedoras, por meio de espaço para debates sempre buscando o crescimento e a expansão dos negócios, com suporte dos parceiros do Programa.
“Empreender é ousar, é acreditar no seu potencial, mas principalmente é aproveitar as oportunidades certas. Mas o desafio só está começando, a partir deste aporte do governo do estado, os empreendedores terão a missão de fazer com que seu negócio continue se expandindo. Vamos apoiar dando visibilidade e acompanhamento”, afirmou a deputada estadual e autora do programa, Marília Góes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!