Procon notifica três batedeiras de Macapá durante Operação Açaí Legal
Empreendimentos devem se adequar às normas sanitárias, para ofertar um produto de qualidade ao consumidor.
Equipe fiscalizou 15 batedeiras da zona sul de Macapá.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) deflagrou na manhã desta Terça Feira, 31, a Operação Açaí Legal, com o objetivo de fiscalizar a comercialização do alimento nas batedeiras de Macapá.
A ação fiscalizatória contou com a participação da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária do Município de Macapá, além do apoio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) que ficará responsável pela análise química de amostras de açaí coletadas durante a operação, para averiguar há presença de adulteração no produto.
Nesta primeira fase, a equipe fiscalizou quinze batedeiras da zona Sul da cidade, distribuídas entre os bairros Jardim Equatorial, Pedrinhas e Araxá. Três estabelecimentos receberam notificação para que possam se adequar às normas sanitárias, e assim ofertar um produto de qualidade ao consumidor.
Além da fiscalização, a operação possui caráter educativo, tendo em vista que muitos proprietários das batedeiras ainda não tinham contato com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) portanto não estavam obedecendo os direitos básicos de consumo. É necessária, também, a conscientização sobre o prejuízo que a adulteração acarreta para toda a cadeia produtiva do Açaí, que inicia no momento em que este é apanhado do açaízeiro, passando pelo profissional responsável pela travessia do produto até a cidade, conhecido como “atravessador”.
“Recebemos diariamente denúncias de adulteração do açaí batido com emulsificantes, goma de tapioca, até mesmo papel higiênico. Por isso, a Vigilância Sanitária do Município coletou amostras de açaí, e estas foram encaminhadas ao Lacen para análise. A segunda fase da operação ocorrerá de acordo com o laudo, caso seja positivo os estabelecimentos serão autuados”, declarou o chefe de Fiscalização do Procon, José Nascimento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!