Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Setembro Amarelo: Governo realiza campanha sobre cuidados com a saúde mental

Programação “O SUS é vida, o SUS salva vidas” segue até 30 de setembro com ações sobre prevenção do suicídio.

Por Redação
08/09/2021 21h27

Campanha acontece de 8 a 30 de setembro e é parte do Setembro Amarelo, mês destinado à prevenção do suicídio.

O Governo do Amapá reforça a conscientização sobre os cuidados com a saúde a mental na campanha “O SUS é vida, o SUS salva vidas”, que acontece de 8 a 30 de setembro. A ação é parte do Setembro Amarelo, mês destinado à prevenção do suicídio.

A abertura do evento, ocorrida no Museu Sacaca, incluiu o debate sobre a importância da manutenção da saúde mental e colocou em pauta a notoriedade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado.

Pela manhã, houve uma palestra sobre a importância da Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) do Estado, com uma mesa-redonda composta por profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Coordenação Estadual de Saúde Mental. A tarde, houve um treinamento com o Corpo de Bombeiros sobre como detectar e reagir diante de uma crise suicida.

Para a médica socorrista do SAMU Regiane Melo, obter estes conhecimentos com um profissional pode fazer a diferença no momento de resguardar a vida de uma pessoa em crise. 

“O atendimento ao tentante do suicídio ainda é tratado como tabu. Nós, profissionais socorristas ou profissionais que atuam na atenção à crise suicida, precisamos desenvolver mecanismos de diálogo e escuta ativa para saber como lidar com essas situações em tempo hábil”, completou a socorrista.

De acordo com o coordenador estadual de saúde mental, Mario Dennis, as ações colocadas em prática pela campanha foram desenvolvidas para somar na execução do trabalho dos profissionais da RAPs.

“É fundamental reforçar que as ações integram não só medidas voltadas aos pacientes, mas também de assistência psicológica aos profissionais. São trocas de experiências, treinamentos para melhorar o trabalho no dia a dia e, principalmente, a elaboração de ações que possam impactar positivamente a saúde mental de quem cuida da saúde mental”, afirmou o psicólogo.

A programação da campanha “O SUS é vida, o SUS salva vidas”, segue até o dia 30 de setembro, com workshops, feira de saúde mental e divulgação diária nos CAPS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!