Governo do Amapá realiza 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista
Iniciativa capacitou 47 jovens sobre atendimento de primeiros socorros. Eles foram orientados por profissionais do Samu.
A solenidade aconteceu no auditório da Policia Federal, em Macapá.
Nesta sexta-feira, 10, o Governo do Amapá realizou a 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista, que capacitou 47 bolsistas do Programa Amapá Jovem em técnicas básicas de primeiros socorros em uma ação conjunta entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os jovens receberam aulas teóricas e práticas, divididas em três módulos. No primeiro, os profissionais do Samu ensinaram técnicas para atendimento clinico; no segundo, os bolsistas puderam identificar diversos tipos de traumas; e, para finalizar, houve treinamento com bonecos e um simulado. A carga-horária do curso é de 20h.
A monitora Sara Martel, 21 anos, que também é acadêmica de educação física, relatou que através das técnicas, como imobilização e traumas, ela já conseguiu ajudar amigos e familiares em situações de emergência.
“Durante o curso, o Samu nos ensinou que o principal lema é manter a calma. Meus colegas e eu conseguimos imobilizar duas bolsistas com crise epiléptica, e, hoje pela manhã irmã torceu o tornozelo e rapidamente me lembrei de imobilizá-la, sendo que antigamente eu não sabia agir diante dessa situação. Esse curso é uma oportunidade para crescer!", destaca Sara.
Para o coordenador do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Dartagnan Matos, é importante que os bolsistas tenham esse conhecimento para saber o que fazer em emergências.
“Os jovens sempre estão em eventos em que podem acontecer imprevistos com a necessidade de primeiros socorros, como, por exemplo, engasgo, em que o atendimento precisa ser imediato. Então, eles são o braço do Samu e precisamos que eles colaborem cada vez mais com nosso serviço”, frisou o coordenador.
O secretário da Sejuv, Pedro Filé, detalhou que o objetivo, agora, é levar aos demais municípios a estrutura do Samu, com ambulâncias, equipe técnica e outras ferramentas, permitindo que jovens do interior sejam alcançados pelo projeto.
“Com a capacitação, geramos conhecimento para os bolsistas e a oportunidade de salvar vidas através de técnicas de atendimento precoce, que auxiliam no serviço do Samu”, finaliza o secretário.
Além da entrega de certificados, os bolsistas receberam um mini kit de primeiros socorros e puderam prestigiar apresentação musical e audiovisual com as práticas realizadas durante o curso. Todos os profissionais do Samu envolvidos no projeto foram homenageados pela Sejuv, como forma de agradecimento pela cooperação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!