Lacen discute parceria com Instituto Pasteur
O objetivo é de identificar pontos que possam colaborar com os trabalhos desenvolvidos tanto no Amapá, quanto na Guiana Francesa.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) discute parceria com o Instituto Pasteur, referência no território francês. A visita técnica aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, e faz parte da programação Semana Saúde na Fronteira.
O objetivo é de identificar pontos que possam colaborar com os trabalhos desenvolvidos tanto no Amapá, quanto na Guiana Francesa. Na ocasião, profissionais do Lacen puderam trocar experiências e receber orientações do Dr. Mirdad Kazanji, diretor do instituto francês.
As tecnologias usadas no Amapá, assim como os métodos para análises, diagnósticos e pesquisas foram apresentados aos profissionais franceses. Para o diretor do Lacen, Nahon Galeno, essa parceria pode trazer muitos benefícios para o Amapá. “O Pasteur é referência na França e dispõe de tecnologia e recursos que ainda não temos. Apresentamos um projeto de colaboração para que possamos somar”, disse Nahon.
Foram visitados os laboratórios de Controle de Qualidade de Endemias, Controle de Qualidade de Medicamentos, Divisão de Biologia Médica, áreas técnicas de bioquímica, hematologia, citomatologia, virologia, paratologia e micologia. De acordo com Mirdad Kazanji, o Amapá tem tecnologia e muitos profissionais capacitados para contribuir com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “Aqui tem muita atividade que pode contribuir com o que estamos desenvolvendo no Instituto Pasteur. Trabalhando juntos, podemos ter melhores resultados, principalmente na área transfronteiriça”, afirmou o diretor.
Um Termo de Cooperação Científica deve ser assinado para fortalecer o apoio e dar mais celeridade, principalmente em análises e diagnósticos de doenças.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!